31 janeiro 2017

A loucura das mantas

Estou quase curada da loucura / vício das mantas em crochet!!! 

Dei-me ao trabalho de as contar... de 2012 a 2015 fiz dezasseis, dezassete com a do Spyke 😃, cheguei a fazer uma manta num mês, tal era o vício! 

Brincar com as cores, conjugá-las, ver a peça crescer, descobrir novos modelos... estava a fazer uma e a pensar na próxima!!!

Sobram sempre fios, é um pretexto para fazermos mais 😉 o ano passado, no inicio do ano, separei restos de fios para fazer uma manta até ao Natal. O interesse mudou para o tricot e crochet em 2016 nada!!! Todos os dias olhava para a alcofa!!! Fiz meia dúzia de quadrados, não estava motivada para fazer crochet com o fio acrílico 😐, depois de tricotar com fibras naturais não me puxava.

O modelo mais conhecido feito com restos de fios, o mais vintage e para mim um dos mais bonitos, porque menos é mais! A manta dos quadrados da avó começou este ano a crescer no intervalo dos outros trabalhos, um terço do trabalho já está feito, são quadrados de seis voltas, 4 voltas (1 de cada cor) e 2 voltas em preto. Vai ser uma manta de sofá de tamanho generoso com 96 quadrados.

O objectivo é fazer a manta usando os fios que tenho,  comprar só o fio preto para "crochetar"  as últimas duas votas e o acabamento. 

É preciso paciência para tantas pontinhas, tantos remates 😅, já vos aconteceu olhar para trás e pensar: Não sei como tive tanta paciência para fazer este ou aquele trabalho!







12 comentários:

  1. A Fátima tem razão. O simples é sempre bonito. Basta ter bom gosto (é o seu caso) e combinar as cores.
    Quem tem um coração grande só pode fazer coisas lindas. As suas obras transmitem o amor que lhes transmite.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A amiga é que me deu motivação para recomeçar a manta :) quando comecei a unir alguns quadrados com o fio preto, que dá bastante contraste, comecei a ficar entusiasmada!

      Bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro mantas.As suas são lindas, quem me dera ter as suas mãos.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma desse género feita pela minha mãe na cama da minha filha mais velha, o meio dos quadrados colorido para aproveitar sobras de lã e o resto em preto que faz a cores sobressaírem ainda mais, gosto muito do resultado final.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dora!

      Este modelo é um clássico das mantas em crochet feita com sobras de lã, o preto dá bastante contraste realçando ainda mais as outras cores.

      Quando vejo imagens de mantas os meus olhos fogem sempre para este modelo, rsrsrsrs, é óptimo para gastarmos as sobras dos fios e nunca passam de moda!

      Bjinhos

      Eliminar
  4. Ui, mantas! Sou completamente viciada nelas!!! Tenho várias, não tantas como tu, mas olha que vou a a caminho eheheh. Sem dúvida, as compostas por granny squares são uma verdadeira perdição. Pontas?!?! é a loucura, é a parte que menos gosto, obviamente, mas sem passar por essa etapa nada acontece. Tens mantas muito bonitas, gosto especialmente da que aqui nos mostras em ponto V com as borlinhas. Está top! bjs*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana quem faz um dia uma manta fica fã, sem dúvida! Um dia perguntaram-me, se o que me fascina nas mantas se são as cores! E eu respondi que também são as cores...

      Boa semana, bons crochets!

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Fátima, também adoro mantas em crochet... esta vintage também é uma das minhas preferidas... mas a das riscas (na cama) faz-me lembrar umas que a minha avó fez e que se estragaram entretanto... e tenho tanta pena...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é a vez da neta inspirar-se nas mantas da avó e fazer um manta quentinha!!! Parece um projecto enorme mas depois de começar a ganhar forma torna-se um vício fazer. Mesmo com pouco tempo, fazendo todos os dias um quadradinho (se for aos quadrados) a manta faz-se num instante!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. E sabe tão bem uma mantinha assim nestes dias tão frios! Mas o que me deixou mesmo estupefacta foram as meias! Que trabalheira e que perfeição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Helena, além de quentinhas são decorativas, tem que fazer uma!

      As meias é outro vício, depois de tricotar o primeiro par perfeito nunca mais parei, este Inverno tenho usado sempre as meias tricotadas por mim, como não gosto de usar colants estas meias que faço mais altas agasalham bastante!

      Eliminar