15 janeiro 2017

Cor carmesim

Phytolacca Americana L. é o nome cientifico, conhecida em várias regiões de Portugal por: Tintureira, Baga-moira, Erva-da-América, Erva-dos-cachos-da-índia, Erva-dos-cântaros, Fitolaca, Gaia-moça, Uva-da-América, Uva-do-Canadá, Uva-dos-tintureiros, Uva-dos-passarinhos, Vermelhão, Vinagreira, Uva Turca, Cremesina; encontrava mais uns quantos nomes se continuasse a pesquisar, rsrsrsrsrsrsr.

Quando estive de férias na aldeia, a minha sogra um dia trouxe-me uns cachos com bagas desta planta, para eu testar nos tingimentos. Fervi as bagas com água e vinagre, deixei de um dia para o outro com uma pontinha de lã dentro, no dia seguinte o resultado foi surpreendente!!! Um carmesim lindo! 

Dias depois descobrimos um terreno com estas plantas invasoras, tive sorte, os pássaros deixaram algumas bagas nos cachos! Muitos cachos já estavam secos, não foi a altura ideal para apanhar as bagas, apesar disso, apanhei o suficiente para tingir uma meada de lã.



6 comentários:

  1. Gosto muito do resultado final
    Maravilhoso!!!
    Bjnh

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima, esta cor é maravilhosa, adoro!!! Aqui na zona onde mora a minha Mãe tem muitas bagas dessas.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Adoro esses tingimentos que faz, as cores ficam lindas

    ResponderEliminar
  4. Que cor linda, Fátima! Encantadora! Gosto tanto!
    Agora surgiu-me uma dúvida: e na lavagem da peça confecionada, como é que reage? A cor mantém-se?
    Estou desejosa de ver o que essas mãozinhas vão fazer com ela...
    Beijinho grande e já agora, boa noite!

    ResponderEliminar