Continuando com as minhas experiências em tingimento de lã com pigmentos naturais, desta vez escolhi os tons ferrugem.
Um dia destes olhei para a prateleira duma loja e li numa embalagem: Pigmento de óxido de ferro, ou seja, ferrugem! Tinha pensado em tingir com este tom, ou algo semelhante, usando objectos de ferro oxidados... assim é mais fácil!
Hoje não resisti a testar no tingimento de lã, tingi dois tons um mais claro, outro ligeiramente mais escuro, num fio 100% merino.
Usei:
- 2 x 50gr de fio merino cor branca espessura fingering em meadas
- vinagre
- óxido de ferro castanho
- água
- luvas (não usei, mas convêm usar)
Preparar a lã
Ponha um tacho ao lume com 1 lt de água, deite 4 colheres de vinagre branco, coloque a lã dentro, pressione delicadamente para absorver a água, quando levantar fervura baixe o lume, deixe "cozinhar" durante 5 minutos, retire para um escorredor e reserve.
Preparação da infusão para tingimento
Num tacho deite um litro e meio de água, junte 4 colheres de sopa de pigmento de óxido de ferro, 4 colheres de sopa de vinagre e deixe ferver durante cerca de 5 minutos. Deite o liquido numa outra panela passando por um coador fino.
Tingimento
Coloque a panela ao lume ainda por breves instantes, entretanto retire o excesso da água da lã, espremendo "delicadamente" e mergulhe a lã na infusão para tingir.
Deixe o fio ficar na infusão cerca de 15 minutos. Eu coloquei num frasco de vidro mas, neste caso pode deixar na panela até à lavagem.
Lavagem
Deixe o fio repousar até baixar a temperatura, passe por água, vai deitar imensa cor, parece não ter fim rsrssrsrsrs, lave o fio com um detergente próprio para lãs, passe por água, para ajudar a fixar a cor deite vinagre na água vai ver que vai resultar!
Quando a água sair limpa, tirar o excesso da água com a ajuda duma toalha de banho, ponha a secar num cabide à sombra.
Obs: Fiz dois tons ferrugem "por acidente", um mais escuro outro mais claro, as meadas estavam divididas em meadas de 50 gr, usei a mesma infusão mergulhando as meadas ao mesmo tempo, mas na lavagem lavei-as separadamente, ora lavava uma, ora outra... isso fez com que uma ficasse mais clara do que a outra. Estamos sempre a aprender!!!
Mais uma experiência com sucesso. A preparar já os tons de Outono!!!
ResponderEliminarSerá que começo a tingir as minhas lãs com as bagas que tão prontamente arranjou para mim?
Falamos para combinar.
Bjs
Amiga isto foi uma aventura daquelas, fiquei com as unhas cheias de ferrugem 3 dias rsrsrsrsr nada disso estava a brincar! Quando poder é só dizer vai ser o máximo!
EliminarBjinhos
Descobri os seus trabalhos, estou deliciada.Sou sua seguidora sem perder pitada à cerca de um mês, obrigada pelos seus ensinos.
ResponderEliminarBem vinda Isabel! Eu diria mais partilha de experiências, rsrsrsr.
EliminarLinda aventura a tua, Fátima, estas dos tingimentos, acho os resultados lindíssimos :)
ResponderEliminarImagino que o trabalho compense :) Porque os resultados são maravilhosos :)
Fico encantada só de olhar para as cores :)
Parabéns :)
É mesmo Sandra, uma aventura descobrir novas cores com este tipo de tingimento artesanal, até aqui só se via tingimento com cascas de cebola.
EliminarObrigada pela visita e simpático comentário!
Bjinhos
Muitos parabéns pelo trabalho! O tingimento natural fascina-me!Obrigada pela partilha de informação.
ResponderEliminarRecolho lã de ovelha de alguns agricultores da minha zona(que tinha como destino o lixo), trato de todo o processo de limpeza e faço feltragem com água e sabão. Como quero tingir a minha preciosa lã de forma natural, ando a investigar como o fazer. E penso que encontrei, aqui no seu blogue, informação muito útil!!
Continuação de excelente trabalho!
Fique bem!
Manuela Barbedo