10 fevereiro 2016

Cachecol fechado em tons de Azul...


Hoje partilho convosco um projecto que saiu das agulhas em tons de Azul, Azul céu, azul mar, azul ganga... azul uma das minha cores favoritas!

Terminei o cachecol fechado em tricot com ponto ajurado, para praticar estes padrões que acho extraordinários, por um lado têm um ar "antiquado" por outro trabalhoso e giro. 

Requer concentração constante para não haver enganos, usei um padrão muito simples e fácil de executar, comecei a tricotar com este fio da "Phildar" com agulhas de 4 mm, comprei este fio na Casa Rocha em Viseu, (quando passo por uma loja de lãs tenho sempre curiosidade para espreitar e descobrir fios diferentes), trouxe 6 novelos, (três tons de azul) 2 novelos de cada tom para fazer algo não pensado no momento da compra. 

Não sei se já vos aconteceu o mesmo, comprar várias cores, alguns novelos... e depois logos se vê!

Pois é, só que no momento de tricotar olhei para os novelos e pensei: e agora? Para este modelo como distribuir as cores? 

Comecei pelo azul claro gastei o novelo inteiro depois os outros tons em degradê, quanto ao modelo da peça, só no final decidi o que fazer, a lã é um pouco pesada para  estola (pensei tricotar uma estola), contudo é muito macia, fofinha... óptima para uma gola. 

Sobraram 3 novelos (um de cada tom) para tricotar outro acessório para fazer pendant... ainda está em estudo umas mitenes (nunca tricotei nenhumas) ,ou um gorro ou uma boina.
  





18 comentários:

  1. Fátimaaaaa! Como ficou LINDOOOOO.
    Que maravilha! Só você para fazer coisas destas. Das suas mãos saem trabalhos sempre muito bonitos onde impera o bom gosto.
    Um padrão simples, acredito (para mim difícil) mas com um efeito espectacular. Fico a aguardar pelas peças seguintes.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Agostinha! É um padrão simples que a amiga consegue fazer, tenho a certeza.
      Grata pela visita sempre bem vinda! Bjinhos

      Eliminar
  2. Ficou uma gola muito bonita, gosto da cor e do ponto!
    Já que gosta de azul passe pelo meu blog que estou a sortear uns novelos em tons de azul e participe!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dora! Agradeço também o seu convite para participar no sorteio. Bjs

      Eliminar
  3. Como não poderia deixar de ser, mais uma vez a Amiga, nos presenteou com uma nova obra-prima <3. Faz lembrar o mar, o céu, e mais ainda, transmite energias muito positivas. Beijinho minha linda <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que a amiga gostou, depois partilho o esquema para ver se entusiasma a tricotar este ponto. Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Fátima, os meus parabéns ficou muito lindo o seu cachecol! Gostei muito, o ponto fantasia também e muito lindo. Beijinhos da *capinha*

    ResponderEliminar
  5. Amiga,ficou lindo! Tb é uma das minhas cores preferidas! O ponto é lindo! Mais um trabalho fantástico! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Célia, um beijinho enorme para Castelo Branco!

      Eliminar
  6. Ficou linda, maravilhosa! Adoro o ponto e a forma como encadeaste as cores... uma delicadeza sem par!
    Beijinhos, obrigada pela deliciosa partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lete, estou grata pela sua visita e comentário. Bjinhos

      Eliminar
  7. Ficou linda a gola! Azul é sem dúvida uma das minhas cores de eleição. Em relação à compra de lãs só porque gostamos e depois logo se vê, é uma prática constante na minha pessoa. Ainda esta semana aconteceu, comprei uma série de lãs, com uma paleta de cores que idealizei, mas ainda não decidi o que vou fazer com elas. Para já ando a namorá-las.
    Fátima, essa lã, Phildar, não conhecia. Tem um ar extremamente macio e confortável.
    Boa semana, bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, a Phildar é uma marca francesa já conhecia o nome de ver em revistas, mas quando estive em Nice fiquei num hotel mesmo em frente de uma loja que representava este marca, trouxe na altura um novelo de lã grossa com um pompom para fazer um gorro. Em Portugal não sei se a marca tem representação, nesta loja encontrei meia dúzia de novelos. bj

      Eliminar
  8. Olá Fátima, mais um projecto lindo!!! Um dia vou ter assim tanta paciência para fazer um trabalho que me exige estar sempre a contar os pontos...
    O blog da Dora está a sortear uns novelos que ias gostar... 'Eu já perticipei, participa tu também', acho que ias gostar do fio! http://osmeusartigosdetricot.blogspot.pt/2016/02/sorteio-de-la-participem.html e boa sorte!
    Beijinhos, Titá

    ResponderEliminar
  9. Adorei a gola! Os azuis são mesmo a minha cor de eleição, vê lá Fátima que só à pouco tempo quando andei a mexer no meu stock de lãs é que cheguei à conclusão que para 3 trabalhos diferentes encomendei lãs de cor azul muito, mas mesmo muito semelhante ;o) Adorei a mistura ajour ou lace com os torcidos, nunca tinha visto tal esquema ;o)E outra paixão muito adormecida revivi neste teu post: pastel de óleo ;o) como adorava trabalhar com esse material e o papel canson ;o)
    Beijinho

    ResponderEliminar