18 fevereiro 2017

Instruções gratuitas do meu modelo "Meias rendadas em tricot"


Eis o meu primeiro modelo publicado no Ravelry! É o Par #2 de Fevereiro, as Meias rendadas em tricot!

Na verdade fiz alguns tutoriais de outros trabalhos, que publiquei aqui no blogue mas nada de tão faltou-me a palavra bonito quanto este projecto, que surgiu por acaso sem planear nada! 

O gosto por tricotar meias surgiu no ano passado, este ano quando vi o desafio da Tânia neves, "Meias ao Mês", não hesitei em juntar-me ao grupo!!! Consiste em tricotarmos um par ou mais de meias por mês, durante o ano de 2017, partilharmos experiências, técnicas, dicas, modelos, enfim tudo o que se possa imaginar acerca de meias em tricot. Um dos desafios colocados foi: Criarmos os nossos próprios modelos de meias. Fiquei a pensar no assunto 😊.

As meias rendadas em tricot surgiram por acaso, depois de imaginar umas meias semelhantes a umas que usei em criança, com um design semelhante a este.

Levei alguns dias a testar o fio que iria usar nas meias, testei com o fio "Lãs com Tons", não desgostei mas não tinha no meu stash, uma meada de 100gr que gostasse para tricotar. Lembrei-me de experimentar com um algodão mercerizado da Limol, não gostei nada do resultado e desisti.



Um dia comprei o fio "Balade" da Cheval Blank, fiz o esquema no papel milimétrico com o motivo, adaptando o  padrão às 64 malhas e as meias começaram a ganhar forma!


A vontade de escrever as instruções surgiu quando vi esta fotografia (a que escolhi para a capa), achei que daria uma capa gira numas instruções para estas meias 😁😁!!! 

Com o apoio de duas amigas levei a aventura até ao fim, agradeço às amigas, Agostinha e à Tânia Neves que colaboraram na revisão do texto e na revisão das instruções, muito obrigada a ambas! 

Estou tão feliz com esta experiência!!! Vou ficar mais feliz ainda, quando saírem das vossas agulhas vários pares de meias rendadas em tricot!

"Meias rendadas em tricot" faça o download gratuito aqui:   

15 comentários:

  1. Eu é que agradeço, Fátima, por ter aceitado o meu desafio do "meias ao mês" e por ter-se permitido desenhar um modelo seu, único e especial! Duplamente grata e feliz pelo voto de confiança ao pedir-me para rever as suas instruções! O modelo é absolutamente lindo...muitos Parabéns!!! Nas minhas agulhas, já tenho o "cast-on" (e a perna já vai quase a meio!) e devo confessar que estou ansiosa para terminar o par, para poder usá-lo muitas vezes e lembrar-se de si e do seu carinho! Continuação de bons tricots e de óptimas inspirações! Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia, estou tão contente por ser a minha "test Knitter"!!! Bem... que rapidez! Estou ansiosa para ver o seu par de meias terminado, vai resultar num trabalho perfeito, como já nos habituou!

      Obrigada!!! Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou Isa!
      Um elogio destes vindo de uma pessoa entendida em moda, é motivo para orgulho!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada Ana!
      "Quando fazemos as coisas por prazer... criamos coisas que nos superam".

      Bjs

      Eliminar
  4. Muitos parabéns pelos lindos trabalhos que tenho visto por aqui. Chapeau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! Muito obigada, por seguir o blogue e por apreciar o que vou partilhando.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns e as meias são muito giras, nunca fiz meias mas ando com vontade de experimentar .... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goreti, seja bem vinda! Quando fizer o primeiro par bem feito não vai parar de tricotar meias, falo por mim. Tricotei o primeiro par seguindo umas instruções que recebi juntamente com a lã, não ficaram grande coisa ... uns anos depois voltei a tentar e nunca mais parei!

      Eliminar
  6. Uau! Mas que bela novidade, Fátima! Muitos parabéns e muitas palminhas para ti, menina corajosa e aventureira. Adoro as tuas fotos, gosto mais ainda das tuas meias e é claro que todos enriquecem com esta generosa partilha. :)
    Muito obrigada, fico muito feliz com o teu contributo e é claro que vou espreitar o tutorial.
    Ah, já agora, fiz um link no Bordalinhas para aqui, espero que não te importes, rs... :)
    Beijinho muito grande, até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Lete! Se gostares do modelo imprime e tricota um par com fio de cor lisa, vestem muito bem e são lindas rsrsrsrsrs modéstia à parte. Estás à vontade para partilhar o link aqui do blogue, os blogues são isso mesmo. Obrigada e bjinhos

      Eliminar
  7. Tão bonitas Fátima :)
    Eu comecei nesta aventura agora do trico e estou a gostar tantoooo :D
    Mas ainda não cheguei às meias :)
    Mas gosto muito :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra o tricot é um mundo! Se te interessares a sério, vais dentro de pouco tempo tricotar projectos espectaculares!
      Grata pela visita e comentário!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Bom dia amiga!
    Seu projeto é muito legal!
    Adorei as meias.
    Aqui no Brasil, não se encontra fios de qualidade para meias, uma pena.
    Um abraço

    ResponderEliminar