23 outubro 2016

Amarelo + Azul = Verde - 3ª parte

O resultado deste tingimento foi uma agradável surpresa!


A meada quando estava molhada parecia azul petróleo, depois de seca... estou com alguma dificuldade em classificar este tom, azul turquesa, verde mar, azul esverdeado ou verde azulado??? Só sei que adoro!

Depois de comparar com outros tons, cheguei à conclusão que o tom é verde! Aos meus olhos é verde... a cor da esperança!





15 comentários:

  1. Estou sem palavras... Adoro! Bjnh minha amiga <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Célia, temos que combinar para tingir o seu fio! Bjinhos

      Eliminar
  2. Que máximo Fátima :)
    Como já o disse, acho um máximo este trabalho dos tingimentos, é maravilhoso a "transformação" das cores, é tão giro, e o facto de não poderes ter a certeza do que vai sair, depois "sai" uma coisa, mas afinal depois de secar já é outra :D :D Admiro muito este trabalho, e acho que no final, mesmo não saindo o que querias no início, é lindo :) As cores são lindas :)
    Muito parabéns :) Aquele amarelo era muito bonito ;D
    Beijinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra isto é química, como dizes e bem: só depois de secar é que se sabe o resultado. É mais fácil tingir alguns fios com várias cores diferentes e depois escolher o fio para tricotar um trabalho, se quisermos tingir um tom específico é uma aventura rsrsrsrsr

      Grata por acompanhares estas aventuras!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Fátima, adoro o teu blog, a tua lã e técnicas que usas de tingimento!!! Gostaria de saber como adquirir a tua lã.
    Obrigada
    http://lanzudaknitt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana! Antes de mais obrigada pela visita e pelo interesse nas lãs com tons.

      Este projecto é ainda um bebé começou por curiosidade e depois tornou-se mais sério com a vontade de descobrir novas cores, para já os fios não são para venda, porque isso implicava abertura de actividade, porque gosto de fazer tudo preto no branco e como em Portugal estes pequenos negócios acabam por não ser rentáveis, eu não comercializo o fio mas, tenho consciência de que seria muito interessante e inédito em Portugal comercializar estes fios tingidos artesanalmente com produtos naturais.

      Eliminar
  4. Mãos de fada Fátima. Adoro a cor. Ainda a vou ver a dar workshops de tingimento de lã.

    ResponderEliminar
  5. Quem sabe um dia? Posso sempre dar uns workshops às amigas.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei maravilhada com este trabalho de tingimento de lãs com produtos naturais...é fantástico!!! Já tingi lã, mas com corantes e tentei brincar com várias cores e o resultado é muito giro, mas assim...é outra coisa!
    e tenho uma pergunta: estas cores depois não saem com a lavagem?
    hei-de experimentar algumas coisas...o meu problema é que tenho pouco tempo....Parabéns!! O blog e as fotografias também são lindas!!! Estas taças para colocar os fios, foram compradas no Etsy? vi lá algumas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A minha ideia no início era experimentar a tingir com corantes alimentares, cheguei a comprar alguns numa loja de cake design mas só tingi uma pontinha de fio e achei que tinha cores muito fortes, ia causar um caos aqui em casa com as tintas. Depois experimentei com pétalas de papoila e fiquei encantada com o resultado!

      Estou ainda em fase de descoberta, a lã depois de tingida na lavagem deita a maior parte do pigmento que não fixou, depois de tricotada pode deitar ainda alguma cor mas não fixa nas outras, não uso o branco ou cores muito claras com cores fortes quando tricoto as peças.

      Para secar a lã ou as peças tricotadas o sol russa a cor, como não são cores fortes temos que secar à sombra.

      As taças do tricot que aparecem no Etsy são lindas mas um pouco caras também por causa dos portes e há sempre a dúvida se chegam inteiras rsrsrsr. Estas taças comprei na loja Tiger.

      Obrigada pela visita e comentário!

      Eliminar
  7. Muito obrigada pela resposta pronta...aqui fica agora o meu nome que por "nabice" não coloquei no comentário anterior...e sou Fátima também...:))

    ResponderEliminar