30 outubro 2016

Tingir lã com rosas vermelhas

Mais uma experiência desta vez com rosas e com um fio diferente do habitual, a lã para peúgas do Aldi.  

Vou tingir 2 novelos de 50 gr, 420 mts, cor cru, o fio tem 75% de lã e 25% poliamida, para tricotar um par de meias. Não gosto particularmente deste tom numas meias, quando fui comprar havia pouco stock, tinha visto no folheto o tom rosa claro mas, estava esgotado nas duas lojas mais próximas. Vou tentar, tingir um rosa em degradê, para depois resultar num fio com variações de tons rosa pastel, vamos ver o que vai sair daqui rsrsrsrsrs.


Receita

2 novelos de lã para meias cor cru
2 dúzias de rosas vermelhas
água
vinagre
panela, tacho, colher, frasco de vidro

Preparação: 

Com a ajuda da dobadoura transformei os dois novelos numa meada.

Pus um tacho ao lume com 2 litros de água e 4 colheres de sopa de vinagre, coloquei a meada da lã dentro e deixei ferver em lume brando alguns minutos, retirei a meada e escorri o excesso da água.

Numa panela deite 2 litros de água, 4 colheres de sopa de vinagre e as pétalas das rosas, levei ao lume durante meia hora, ou o tempo suficiente para ferver e retirar os pigmentos das pétalas, pressionei com uma colher as pétalas, coei para evitar impurezas. 

Levei novamente ao lume por breves momentos a infusão, agora vem a parte mais gira do processo: Tingir a lã!

Segurei a meada numa das pontas pelo fio que abraça a meada e mergulhei a meada na infusão, retirei-a, a última parte que mergulhei ficou mais clara, mergulhei novamente só 2 terços da meada durante alguns segundos, retirei, depois mergulhei só um terço da meada e deixei ficar algumas horas, se quiser um tom mais escuro deixe ficar mais tempo, se quiser um tom mais claro deixe ficar menos tempo. 






O fio vai ficar de molho mais umas horas, amanhã mostro como ficou. Até amanhã!

2 comentários:

  1. Ah, afinal está aqui o processo! :)
    Deverá resultar também com tecido, não? Qualquer dia experimento.
    Obrigada por partilhar.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou assim, partilho quase tudo rs! Em cima na barra tem o link "Lãs c/ Tons", onde pode visualizar os posts relacionados com este assunto, ou nas etiquetas.
      Quantos aos tecidos, várias seguidoras colocaram-me questões sobre o tingimento em tecidos de algodão, seda, etc.
      Sou leiga nessa matéria e mesmo nas lãs estou só a tingir para tricotar alguns trabalhos para mim, não sou de todo uma expert nos tingimentos.Estou todos os dias a aprender rsrsrsrs

      Bjinhos

      Eliminar