As folhas de limoeiro e os limões vieram de Silves da quinta de uma amiga que também é seguidora do blog, obrigada Rosinha! Tal como as laranjas, os limões de Silves são os melhores do mundo por isso o tingimento vai resultar com certeza! rsrsrsrsrsrsr .
20.10.2016 às 14:07 horas
Estou com pena de transformar o amarelo que está a ficar lindo... em verde mas, vai ter que ser, porque o objectivo é "fabricar" um verde num segundo tingimento.
Por agora pus a panela ao lume com água, as folhas do limoeiro, uma casca do limão, sal, deixei ferver para retirar os pigmentos e reservei, noutro tacho deitei água e pedra de alúmen, coloquei uma meada crua de 100 gr de fio 100% merino e deixei ferver um pouco para absorver o alúmen, retirei e deixei escorrer. Coei a infusão das folhas do limoeiro com um coador fino para dentro de um frasco, e mergulhei a meada do fio, vai ficar a absorver a cor durante algumas horas, entretanto já coloquei 0,5 kg de feijão preto de molho...
Vou dando notícias sobre o tingimento à medida que o processo vai evoluindo.
Vou dando notícias sobre o tingimento à medida que o processo vai evoluindo.
20.10.2016 às 15:03 horas
Amiga eu ficava por aqui. Este amarelo é lindo!!!!
ResponderEliminarParece esparguete! eheheh
ResponderEliminarTão giro o processo, é com certeza muito gratificante ver as cores a aparecerem. Têm resultado cores tão bonitas! E Fátima, além da cor, o fio fica com aromas, não é? Mesmo que durem só algum tempo, mas deve ser muito agradável mexer numa meada que, por exemplo, cheira a limão, outra a alfazema, e por aí fora. Tão bom! :)
Tão giro :) Realmente esse amarelo é lindo :D :D
ResponderEliminarFico ansiosa por ver o verde ;D
ResponderEliminar