21 outubro 2016

Amarelo + Azul = Verde - 2ª Parte

20.10.2017 

Após oito horas de infusão, lavei o fio para retirar o excesso da cor amarelo, usei um pouco de detergente para lãs e água fria, retirei o excesso da água com uma toalha de banho e coloquei a lã num cabide a secar. A primeira parte já está concluída!!!

O feijão está de molho, acrescentei mais água porque absorve bastante, preciso de liquido suficiente para tingir o fio, pelo menos 1,5 lt. ou mais.

Dia 21.10.2016

São 16 horas e 35 minutos a meada está praticamente seca, o passo seguinte vai ser mergulhá-la na água do feijão para tentar tingi-la de verde.

Estou curiosa para ver o que vai sair daqui! O  feijão preto é do Brasil, está dentro de água há cerca de 25 horas, a água está escura a atirar para o roxo. Devem existir várias variedades de feijão preto, o fio que tingi para o último xaile, tingi com feijão mas, a água ficou castanha,  resultou num cinza.







Coei a água para um frasco para observar melhor as cores, mergulhei a meada amarela na água do feijão à temperatura ambiente, não adicionei mais nada.








Pressionei um pouco o fio para impregnar bem o liquido, aos poucos o cor muda de tom para verde, o liquido está roxo,

O líquido não é muito mas, penso que seja suficiente para tingir, o ideal seria mais um terço para tapar bem o fio, embora o fio flutue e pareça menos quantidade. rsrsrsrsrs não medi... deve ter cerca de 1,5 lt.

Deixei o fio na infusão e comecei a editar este post, entretanto fui à varanda espreitar para dentro do frasco, o verde estava a escurecer bastante e a transformar-se num tom parecido ao azul petróleo, tinham passado cerca de 1h e 15m. 

Antes que ficasse azul decidi lavar a lã, bem... a cor é maravilhosa, espectacular! Pelo menos com o fio molhado, quando secar vai ficar menos intensa. Se quisesse tingir este tom  não sabia como fazer, agora já sei... mas duvido que consiga repetir exactamente esta cor! 

Resumindo: o amarelo, consegui num primeiro tingimento com folhas de limoeiro e casca de limão; num segundo tingimento com feijão preto (que normalmente tinge o tom azul, tornando a infusão mais alcalina); consegue-se o verde com uma infusão rápida (máximo 15 ou 20 minutos); com uma hora de infusão consegue-se um azul petróleo e com mais tempo só experimentando numa próxima oportunidade!


2 comentários:

  1. uau! tão fantástico! pode ter saído uma cor "ao lado" da pretendida mas ficou linda :)É como dizes, menos tempo e ficas com verdes fantásticos também. Muito giros estes processos, gosto muito de os acompanhar ;) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, O resultado nunca é dado como certo, só depois da meada seca é que há certezas. Neste caso, o fio está molhado parece azul petróleo mas, quando estiver seco vai parecer mais claro. Bjs

      Eliminar