19 janeiro 2016

O Livro, as Lãs e os "Caturnos" da D. Glória...


Terça-feira é dia da feira semanal em Viseu, a D. Glória costuma estar na feira a vender os coturnos, para quem não sabe o que é: são meias tricotadas à mão em lã, quentinhas para usar com galochas, com botas de trabalho no campo, eu pessoalmente gosto delas para usar em casa ou para dormir. 

O Valor que custaram foi um valor simbólico, 3 € cada par, mal paga a lã!
Eu à conversa com a D. Glória...




Alguns fios que comprei no mesmo dia, as lojas de lã são uma tentação...
"A Terapia do Tricot"  de Zélia Évora estava na minha agenda, no dia do lançamento fui à Bertrand do Palácio do Gelo para adquirir o livro, estava ansiosa para folhear um livro sobre tricot, escrito em português por uma portuguesa.
O fuso e a roca são peças de família, foram usadas não para fiar lã mas para fiar o linho. 

4 comentários:

  1. Bem essas relíquias artesanais são lindas!
    Gostei dos caturnos e adorei os novelis!
    Bons trabalhos.

    ResponderEliminar
  2. dessa gostei, caturnos! mas como se fazem esses caturnos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São umas meias normais feitas com 5 agulhas, meias não é a minha praia, tricotei uma vez um par de meias com lã mais fina e não fiquei fã de fazer meias, a D. Glória usa lã mais grossa.

      Eliminar