23 fevereiro 2015

Tutorial - Inicio do Xaile Nórdico em croché

Os Xailes Nórdicos que fiz foram inspirados em trabalhos que vi na net, foram feitos sem esquemas e à minha maneira. Têm sido modéstia à parte, um sucesso!

Recebi vários e-mails a perguntar algumas dicas sobre os xailes, mas o verdadeiro dilema é como começar, que ponto utilizar e qual o fio mais aconselhado.

Já algum tempo que queria fazer um post a explicar como começo os xailes, hoje a amiga Maria da Graça de Ponta Delgada nos Açores pediu-me umas dicas, fiz uma amostra em lã de arraiolos para melhor visualização em grande escala e cá vai: 

A lã convém ser macia, fina para trabalhar com agulha 3,5 ou 4 mm, o que estou a fazer neste momento estou a usar Alpaca 100% da "Drops" , agulha nº 4 e nº 3,5 às vezes na barra.

Os quatro xailes que fiz usei um fio português que já não se fabrica, descobri por acaso numa retrosaria em Seia e adorei o resultado com este fio, gostei mais do que com o alpaca, pena que já não se fabrica, mas há com certeza outros fios que resultam. 

Medidas: 190 cm de largura x 95 cm de altura



O xaile é triangular, começa-se pelo "triângulo amarelo"  

  • 4 malhas de corrente, feche, 3 malhas para subir + 3 meios pontos altos (põe-se laçada na agulha e tira-se por 2 vezes) fica mais baixo que o ponto alto tirado em 3 vezes, + 3 malhas de corente + 4 pontos meios pontos altos. 
  • A 1ª volta está concluída, volte o trabalho, faz-se do direito e do avesso
  • 3 malhas de corrente para subir
  • 3 pontos meios pontos altos
  • sem malha de corrente no meio faça 3 meios pontos altos

  • 3 malhas de corrente + 3 meios pontos altos
  • 3 meios pontos altos na última malha , a 2ª volta está concluída.

  • Concluindo: o 1º e o último grupo faz-se com 4 pontos, os outros grupos faz-se com 3 pontos, malhas a separar só no bico.


  • Usei este esquema para fazer a parte lisa do xaile até à barra e na parte lisa antes do acabamento com picot. 

Quanto à barra depende do gosto, das cores disponíveis, da criatividade, fica giro combinar as cores de forma a criar um padrão, com sequência casando as 1ªs cores com as últimas.

Vai ser a parte mais interessante do projecto, a execução da barra! Se não quiser fazer com barra pode fazer às riscas ou liso mas, os Xailes Nórdicos são os das barras coloridas ... rsrsrsrsr. 

Bom trabalho e divirtam-se! 




6 comentários:

  1. Um tutorial fácil e acessível. Adoro estes xailes. das minhas mãos já saíram três, um para mim e dois para a minha mãe.
    Titá Negrão

    ResponderEliminar
  2. Adorei o resultado final.
    Já temos a explicação do principio, será que podemos esperar pelo resto do esquema?
    Adorei!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela excelente explicação pq para min tem mesmo que ser com esquema❤🌷

    ResponderEliminar
  4. Lindíssimo. Pergunta: que pontos utilizou na barra? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, a barra fiz com "crochet livre" sem seguir nenhum esquema, pontos altos, pontos v, meios pontos altos, o importante é combinar as cores da barra, se fizer aqui uma pesquisa vai encontrar nos post mais imagens dos xailes nórdicos, para ter uma ideia dos pontos que utilizei. Procure nas etiquetas > xailes ou xailes nórdicos. Obrigada.

      Eliminar