12 outubro 2013

Artesanato e fotografia... dois hobbies

Olá! Hoje vou falar-vos um pouco sobre a relação da fotografia com o blog.

Em 2008 dei início a esta aventura do blog dos lavores, tirava umas fotografias com uma câmara fotográfica compacta digital para publicar e comecei a interessar-me por este tema. 


Mais tarte, influenciada por um amigo adquiri uma câmara reflex e o bichinho pegou!

Sony cyber-shot 12.1mega pixels . a minha primeira câmara digital

Canon EOS 450D - a reflex digital que se seguiu. 

Muitos disparos, milhares!!!
Uma vantagem na fotografia digital, tirar sempre muitas fotos de vários ângulos para seleccionar as melhores.
Em 2010 e 2011 estive afastada do blog para me dedicar (como hobbie claro) à fotografia. Criei o blog http://reflexosdomeuolhar.blogspot.pt/ onde publicava fotografias, interagia com outros fotógrafos amadores, publicava em galerias e sites, comprava revistas e livros relacionados com este tema e dedicava grande parte do meu tempo livre a absorver conhecimentos e a tentar evoluir. 


Fui convidada para participar em eventos e vi algumas fotografias minhas em Jornais, folhetos, dvds, internet, exposições colectivas e numa individual. 

O que posso dizer sobre essa experiência:

"Qualquer pessoa que tem uma câmara fotográfica pode ser fotografo, em fracções de segundos capta uma imagem, eterniza um momento que já passou, mas, para se ser fotógrafo e transmitir sentimentos através duma imagem deve ter sensibilidade para a captar, temos que viver a vida com intensidade, ver beleza nas coisas simples..."

Algum equipamento também ajuda, o meu é muito básico, a canon 450D já foi ao chão 2 vezes, o flash interno não funciona e a objectiva 18 -55 com estabilizador também já foi, neste momento uso uma Canon Rebel XT de 8 MP, é suficiente para publicar aqui no blog.


As objectivas,
O flash,
Alguns acessórios, pára-sol, filtro polarizador, cartolina reflectora da luz

A maioria das fotografias que tiro para publicar aqui no blog são tiradas em casa, nem sempre a luz ou o cenário é o ideal, (tenho que mudar a cor das paredes, fotografar com paredes amarelas é um verdadeiro quebra cabeças), sempre que possível e sempre que surgem ideias, pego nos trabalhos que vou terminando e tiro fotografias no exterior, assim posso conciliar o gosto pelos dois hobbies » Artesanato e Fotografia











5 comentários:

  1. Bom da Fátima, beijinho
    Como a Fátima eu sou uma apaixonada por fotografia, a máquina é a minha sombra, ando sempre com ela. Tenho também milhares de fotos. Eu tenho uma Nikon 30 D estou contente com ela e uma pequenina que funciona a 50% mas para tirar fotos para o blog dá. O que mais gosto é de tirar fotoa á natureza, um dia abro um blog e posto algumas das minhas fotos. A Foto é poesia que vem da alma. Um grande beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, boa tarde
      Venha daí o blog de fotografia, para partilhar connosco as belas paisagens da Suíça, vistas e sentidas por si, através da objectiva da Nikon 40 DX!

      Eliminar
  2. Rectifico a minha máquinha é uma Nikon 40 DX.

    ResponderEliminar
  3. Temos paixões parecidas...

    Entrei no mundo da fotografia pela via profissional - a fotografia foi durante 11 anos o meu "trabalho". Embora o lema seja o mesmo, nem todos conseguem sentir e captar boas fotos, a fotografia comercial não tem o mesmo encanto, nem tão pouco o mesmo "sabor". Depois da minha filha nascer deixei o "trabalho" da fotografia porque não me deixava tempo para ela, para a família.
    Estive alguns nos "zangada" com a máquina fotográfica e só quando há muito o digital já tinha chagado para ficar, abandonei a minha Nikon F90, que troquei por outra Nikon mas desta vez digital. Estou lentamente reaproximar-me da fotografia, do acto de fotografar...
    É um poema sem palavras.
    É uma paixão

    Um Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, vou com frequência visitar o seu blog pelos trabalhos extraordinários que faz, mas também pela fotografia! Já tinha reparado na qualidade do seu trabalho fotográfico, destaca-se pelo bom gosto, na escolha dos cenários, enquadramentos, luz, cores, conhecimento técnico do tema! Parabéns! Pode assim através do blog desfrutar das duas paixões!
      Beijinho

      Eliminar