12 setembro 2013

A afinação da Singer mod. 345 (1ª Parte)

Esta é a Singer modelo 345,  comprei no final dos anos 90, penso que tem cerca de 17 anos. 


No início funcionava bem, fiz alguns trabalhos, como cortinados, almofadas bainhas de toalhas, bainhas de calças etc. É um modelo básico eléctrico com cinco pontos diferentes, fácil de arrumar e ocupa pouco espaço.

Há uns anos teve uma avaria, pois este modelo tem algumas peças de plástico e saltou uma peça do sítio, levei-a para assistência na Singer e veio resolvida a anomalia. 

Penso que não gosta de bainhas de calças de ganga,  o tecido é difícil de coser e força os componentes da máquina! 

Teve um tempo que partia agulhas, agora é a tensão do ponto de baixo que não se consegue afinar. 

Como sou persistente e apesar de ser um modelo antigo desde que funcione, chega perfeitamente para fazer os meus trabalhos de costura. 

Antes de começar tomei um café. 

Juntei todos acessórios da máquina,  livro de instruções, óleo lubrificante especial para máquina de costura, desarmei alguns componentes, limpei com o pincel e lubrifiquei conforme instruções, voltei a armar. 

Com dois tipos de tecido diferentes fui testando as várias hipóteses de afinação, no botão de afinação e na caixa da bobine, troquei a agulha por outras de espessura diferente conforme o tecido que usava e nada... 

Conclusão: desafinação no calcador, adiantou uns milímetros, poderá ser a mola tensora  que precisa ser trocada enfim tem que ir ao sr. doutor! 

A afinação da Singer de 1908, foi bem mais fácil!!!

















10 comentários:

  1. Também tenho uma singer (que foi da minha mãe) e também foi comprada por volta dos anos 90 mas é mais sofisticada (e pesada também) pois é das primeiras que surgiu com pontos decorativos que se escolhem colocando um disco de plástico para cada um mas também está precisando de umas afinações, por conta própria consegui que melhorasse um pouco, limpei, oleei mas só mesmo indo ao técnico para ficar nos trinques. Fazer bainhas a calças de ganga é mesmo um ponto fraco destas máquinas, mesmo com agulhas próprias, tensão, linha...
    Bom fim de semana ;o)

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma Singer eléctrica que herdei da tia do meu marido, que era modista. É do final da década de 70 e mesmo depois da ida ao técnico e 80€ depois, continua a ter problemas, não só na tensão dos pontos como nos pontos decorativo, o ponto não é contínuo... entretanto descobri que no Youtube existe uma série de vídeos a explicar como fazer manutenção e afinação a certas máquinas da Singer. Pode ser que fazendo uma busca por marca e modelo encontres. Para a minha encontrei, só ainda não tive tempo de me dedicar a isso... e o facto de ter a Brother nova sempre pronta a trabalhar sem problemas...

    ResponderEliminar
  3. Olá Naná! Os vídeos que encontrei são de manutenção e limpeza, o problema da minha pareceu-me ser mais complexo, só mesmo um bom técnico poderia resolver. Entretanto já foi, estou à espera.

    ResponderEliminar
  4. Ai!!! Andei com os mesmos problemas..., mas parece que agora ficou em condições.
    Encontrei um representante oficial da Singer, que ma afinou em 10 minutos.
    Tenta perto de ti.

    ResponderEliminar
  5. herdei uma singer 345 mas já não tem manual de instruções, ao procurar na net encontrei o seu blog. Como é que consigo arranjar o respectivo manual?
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís, boa noite
      Tenho o manual de instruções da Singer 345 digitalizado, deixe o seu email para que possa enviar-lhe o manual.

      Eliminar
  6. boa tarde Fátima, será que me pode enviar esse manual digitalizado? tenho uma maquina dessas que era da minha mãe, mas estou com alguns problemas e não tenho o manual. Fica aqui o meu email patriciaajuda@gmail.com

    muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, boa noite
      Acabei de enviar-lhe o manual de Instruções da Singer 345 digitalizado por e-mail.
      Bj

      Fátima

      Eliminar
  7. oi fatima , você seria capaz de me enviar as instruções para o 345 por favor ?? kell.k.ryan@gmail.com
    xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kelly, acabei de enviar para você o manual de Instruções digitalizado, no 1º e-mail deu erro só seguiram 6 folhas o 2º e-mail é que está correcto, são 18 folhas.

      Boas costuras!!!

      Eliminar