24 janeiro 2019

Scones de mirtilo

A receita não é minha mas estou autorizada para partilhar convosco, os scones estavam uma delícia servidos quentes com clotted cream e doce de morango caseiro, acompanhados com chá.
Ingredientes: 

350 gr de farinha com fermento
1 pitada de sal
1 colher de chá de pó royal
85 gr de manteiga cortada em cubos
3 colheres de sopa de açúcar branco
175 ml de leite (morno)
algumas gotas de extrato de baunilha 
sumo de 1/2 limão peq.
1 ovo batido para pincelar


Preparação: 

Ligue o forno a 220º
Numa tigela deite a farinha, o sal, o pó royal e o açúcar, junte a manteiga, amasse com as mãos até ficar um areado fino, adicione o sumo de limão e mexer, junte o leite e o extrato de baunilha, mexer o preparado com uma faca de talher no inicio e depois com as mãos até obter uma massa homogénea, junte os mirtilos e envolva bem. Numa superfície polvilhada com farinha estique a massa com 1,5cm a 2 cm de espessura, corte com cortador de bolachas pequeno.

Para cozer: Colocar papel vegetal num tabuleiro, distribuir os scones em massa pelo tabuleiro, pincela-los com ovo batido, levar ao forno a cozer a 220º na prateleira do meio do forno, entre 10 a 12 minutos até ficarem dourados.

Servir os sconnes quentes com clotted cream e doce de frutos.

nota: os que sobrarem podem ser congelados, antes de servir aqueça no forno a 160 º para descongelar e ficarem estaladiços.

Clotted cream são natas coalhadas encontra em supermercados com produtos importados de Inglaterra, cá encontrei no Overseas Iceland e nos supermercados Apolónia.




2 comentários: