28 janeiro 2019

Meias básicas em tricot


Há mil e uma maneiras de tricotar meias! Pelo avesso, pelo direito, da biqueira para o cós, do cós para a biqueira, com o calcanhar neste modelo e noutros com construção diferente, com esta biqueira ou com outras, com este tipo de fios, com fios lisos, meias rendadas, tricotadas com duas ou mais cores, às riscas, em jacquard, com  pontos texturados, etc, etc.

Este modelo é um modelo básico tricotado com fios Regia, começado pelo cós, tricotado pelo direito, com o cós 2x2, calcanhar reforçado, biqueira com diminuições laterais e cerzida, está disponível de forma gratuita no ravelry em PDF, para fazer o download clicar "aqui".

nota: deixo alguns links dos vídeos onde pode aprender algumas técnicas usadas: montagem dupla na mão (long tail cast-on) e como tricotar em circular com agulhas circulares de cabo comprido (magic loop), pode ver "aqui" e "aqui".

6 comentários:

  1. Apesar de estar muito confortável com o método que aprendi e que eu chamo "tradicional" agradeço a sua disponibilidade em partilhar aquilo que tão bem sabe fazer.
    Obrigada amiga
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, o importante é continuarmos com o vício de tricotar meias :), com o frio que está eu não passo sem as minhas meias de lã quentinhas! Em boa hora decidimos aprender! Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá Fátima, bem a propósito este post… estou a aprender a fazer tricot, ainda a treinar os pontos básicos, mas já comprei lãs e 5 agulhas para fazer meias…
    Gostei muito dos vídeos, acho que me vão ser bastante úteis…
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda a este mundo maravilhoso do tricot! Os vídeos da Filipa Carneiro são uma grande ajuda para aprender pontos e técnicas de tricot, explica em português e à portuguesa! Bjs

      Eliminar
  3. Lindas! Mas por aqui tá muito calor ainda para usar meias.
    Mas quando chegar o inverno vou querer fazer.
    Bjus e obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Márcia faça que vai gostar de ticotar e de usar! bjs

    ResponderEliminar