02 junho 2016

Terminei o xaile das papoilas!


Inicialmente pensei em usar só dois tons para tricotar o xaile, depois mudei de ideias e decidi usar cinco tons, o cinza claro para o fundo e os outros quatro tons para tricotar o lace. Dois tons de rosa que tingi com papoilas, um lilás claro que fiz com lírios do campo e o outro tom mais escuro (não sei definir o tom rsrsrsrsrsrs, talvez um cinza a atirar para o rosa velho), que tingi com hibisco.

Este design foi amor à primeira vista, achei-o tão lindo! Os motivos rendados são espectaculares, só que para mim, sempre achei um trabalho inatingível... pela complexidade da construção, pelas instruções em inglês e por outro lado o pattern também não é gratuito.

Foi uma boa opção para testar o fio tingido e para testar as minhas capacidades de tricotadeira, o fio merino é muito macio resultou numa peça delicada com um cair muito bonito.

O xaile mede de largura 200 cm x 66 cm de altura.

Usei agulhas de 3,5 mm, gastei 175 gr de fio (aprox.  770 mts).








6 comentários:

  1. Ficou lindo!!!! Tenho algumas meadas em crú do fio da Alice, experimentei tingir com corante alimentar mas n gostei do resultado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia! Comprei alguns frascos de corante alimentar abri um para testar, não gostei porque achei que ia sujar a casa toda com tinta e a lã ia continuar a deitar imensa tinta. Já tinha experimentado com plantas, a cor fica mais suave e adorei os resultados, mesmo que algum tom não sai ao nosso gosto dá sempre para rectificar ou mudar de cor. Experimente que vai gostar!

      Eliminar
  2. Lindo Fátima :)
    Adorei o padrão e as cores :)
    Parabéns :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo resultado Fátima, um trabalho extremamente delicado, a soma de muitos items tratados com grande cuidado. Desde o tingimento artesanal, as cores obtidas, o design do xaile, a execução dos pontos, a distribuição das cores, a natureza associada ao projecto, como as papoilas, os lírios, o hibisco, as cerejas... tudo! Um projecto muito bom ;) bjs*

    ResponderEliminar
  4. Quando "crescer" mais um pouco (muito) quero fazer um com o mesmo esquema. As cores são únicas.
    Trabalho maravilhoso...fino... Que leveza! Parece ser muito suave ao toque.
    Bom fim de semana.
    Bj

    ResponderEliminar