29 junho 2016

8º Aniversário!

Faz hoje oito anos que publiquei o primeiro post, não fazia a mínima ideia qual seria o futuro do blog, seria um arquivo com imagens dos meus trabalhos e texto onde falava um pouco sobre este tema. Para mim um blog é um diário, um registo, normalmente visitado por quem aprecia estas artes e por outros bloggers que se interessam pelo mesmo tema. 

Sou do tempo em que os blogues tinham música, às vezes irritante, conforme o gosto de cada um, este não foi excepção rsrsrsrsrsr, aqui a eleita foi uma mais calminha,  "Home"de Michael Bublé. 


https://www.youtube.com/watch?v=lbSOLBMUvIE

Por momentos viajei no tempo... vou seleccionar uma imagem por ano que represente aquilo que fiz em cada ano, não é fácil escolher publiquei centenas! 

É um exercício giro, então cá vai!!!

2008 - Ponto cruz 


Incentivada por uma amiga comecei a bordar em ponto cruz no final dos anos noventa, bordei algumas dezenas de quadros, muitos deles ofereci, bordei outros trabalhos como toalhas, panos de tabuleiro, panos de prato, tabuleiros, bordei, bordei até à exaustão! Este quadro foi bordado no ano 2000 mas só publiquei em 2008, como é habitual quando começamos um blog "despejamos"para lá imagens de trabalhos antigos.

2009 - Meio Ponto

A fase do meio ponto surgiu após o ponto cruz, esta tela trouxe do Funchal, (esta e outra que faz conjunto), bordei os dois quadros e ofereci à minha mãe. Além destes fiz mais uns quantos, até explorar a técnica.

 2010 - Adoptei o Spyke - a mascote

Neste ano fiz vários trabalhos pequenos de técnicas diferentes (croché com fio reciclado, croché com algodão, tricot, découpage e costura)
 2011 - Macramé

Neste ano andei com outros interesses, vinha aqui marcar o ponto de vez em quando, publiquei só oito posts ao longo do ano. Alguns de culinária, estava tudo óptimo excepto o bolo de Natal que foi uma receita que a minha sogra me deu (a imagem que usei para vos desejar Feliz Natal), lembro-me que na imagem até tem bom aspecto mas, o bolo estava rijo que nem uma pedra rsrsrsrsrsr.

 2012 - Mantas em crochet

2012 foi um ano de mudança, tinha todo o tempo do mundo para fazer o que quisesse! Fazia uma manta por mês, "crochet a metros" como eu lhe chamava. Uma forma de ocupar o tempo, foi uma boa terapia. O ano passado acho que crochetei duas e este ano tenho uma começada para usar os restos dos fios; estou quase curada deste vicio! 
 2013 - Croché com lã de Arraiolos

Foi uma experiência interessante, usei a lã de Arraiolos para crochetar tapetes, pufes e almofadas. 

 2014 - Xailes Nórdicos

Sempre achei os xailes em crochet e em tricot um acessório muito feminino, embora nunca tivesse usado antes. Fiz vários, alguns ofereci e outros fazem parte da minha extensa colecção. 

 2015 - Xailes em croché com outros designs e com outros fios

 2016 - Lãs com Tons (tingimento artesanal natural) 

Este ano tenho andado muito inspirada, uma imagem só, não ilustra o que tenho feito, por isso escolhi três imagens. Esta primeira é do projecto "Lãs com tons", adorei esta experiência, foi uma experiência única fruto de muita dedicação e empenho. Deixei-me levar pelo instinto, estava confiante que daqui sairia algo único. É uma experiência a repetir e a explorar melhor no futuro.


 Meias em tricot

As meias foi algo que sempre desejei fazer, depois de tricotar o 2º par nunca mais parei, tenho mais alguns pares para tricotar para encher a gaveta, portanto desta ainda não estou curada!

Xailes em tricot

Um xaile em tricot é o trabalho que tenho neste momento nas agulhas.

2016 é sem dúvida um ano dedicado ao tricot. Aprendi a tricotar quando era criança, via trabalhos lindos nas revistas e pensava: um dia quando for grande hei-de tricotar assim! Tenho ainda um longo percurso pela frente. Hoje graças às novas tecnologias, a esta ferramenta fabulosa que é a net aprendemos muito,  aprendemos muito aqui!

9 comentários:

  1. Parabéns!! Pela longevidade do blog e pelos trabalhos lindos que vemos nascer das tuas mãos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Henriqueta! Fico feliz por continuar a apreciar e a seguir o lavoresfl. bjinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Parabéns amiga.
    Continue com essa garra que lhe é característica!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amiga, ai o vício das lãs nem no verão consigo esquecê-las! Coisas que nascem connosco, são para sempre.
      Bejinhos

      Eliminar
  3. Parabéns Fátima :D Oito anos de blog é obra!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Ana, oito anos são fruto de muitas horas de trabalho e dedicação!

      A minha meta são dez anos rsrsrsrsrsrs, a página está a ficar muito pesada por causa da quantidade e do tamanho das imagens. Tenho que pensar numa solução que pode passar por criar uma nova página. Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns amiga por todos estes anos de blog e de "ingredientes 'inspiradores,cada momento registado e partilha! Beijo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada amiga, graças ao blog conheci pessoas espectaculares como a minha amiga Célia! Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou fã dos seus trabalhos Fátima, já sabe, já lhe disse :) Adoro simplesmente :) Claro que me identifico mais com uns do que com outros, mas tem sempre um muito bom gosto nas cores, seja que trabalho for :)(acho que não é por acaso que tive o prazer de receber um álbum seu com os seus trabalhos ;))
    Uma compilação bonita :) Parabéns pelo aniversário :) Belos trabalhos durante estes 8 anos :) Bem merece :)
    Beijinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar