14 maio 2016

Os primeiros novelos com tons



Estou muito feliz e entusiasmada com este projecto, os primeiros novelos foram novelados ontem à tarde depois das meadas bem secas. É um projecto caseiro não pretendo tingir fio para venda, se fosse esse o caso não revelaria alguns segredos do processo, dizem que o "segredo é a alma do negócio".


Vou revelar-vos o segredo principal do projecto: ter vontade de fazer, tempo para fazer, sensibilidade, prazer e uma boa dose de paciência. 

As lãs demorei alguns anos até descobrir o fio ideal, este fio merino português que usei ainda não tricotei com ele mas tenho a certeza que vai resultar num ou mais trabalhos fantásticos, é super macio , gostava de testar o tingimento com outros fios de lã, o dilema será sempre o preço.

Quanto às cores, bem as cores são quase sempre uma surpresa, os tons rosa e lilás consegui graças à paciência do meu marido que foi comigo apanhar os lírios do campo num dia de chuva junto a uma estrada a 50 kms de casa, as papoilas foi ele também que insistiu na ideia das papoilas e foi apanhá-las enquanto eu fiquei no carro, pensei que o fio ficasse vermelho rsrsrsrsrsrs. Estava tão ou mais entusiasmado do que eu com os ensaios. 

A fase final foi feita a duas mãos. tingir, lavar, secar e novelar. Num bloco de notas estou a registar algumas informações do projecto "Lãs c/ Tons" serve também para guardar as amostras dos fios que usei nos testes para orientação futura, para já cheguei a uma conclusão: só com uma fórmula rigorosa conseguiria tingir dois novelos iguais, tingidos em alturas diferentes.





6 comentários:

  1. Que lindas que ficaram Fátima!
    Experimente com casca de noz e casca de cebola fica lindo!
    Bons tricots
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  2. Olá, ficaram lindíssimas, estou apaixonada pelo tom de rosa, que gosto vai ser agora trabalhar com elas. Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  3. nossa que coisa linda!!! aqui no brasil pelo fato de ser muito quente acho que quase ninguem deve fazer isso...( a não ser no sul que é mais frio...)onde moro, no estado de minas gerais quase nem se tece tricô, é muito quente aqui, mas eu gosto do trico. Nunca vi lã tão bonita, e praticamente só conheço lã acrílica...parabens pelo seu belo trabalho!!!

    ResponderEliminar
  4. Estão lindos Fátima :)
    Uns tons mesmo bonitos, leves, mas lindos, lindos :)
    Adorei :)
    Parabéns, belo trabalho :)

    ResponderEliminar
  5. Resultaram cores tão bonitas! Se ter peças feitas por nós já nos dá tanto prazer, então estas que daqui sairão, com tons únicos e criados por ti... Um beijinho e bons trabalhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei apaixonada por estes tons e pelo processo de fabrico. Parabéns. Fico a espera de os ver "trabalhados" :)

    ResponderEliminar