18 maio 2016

Mais experiências em tingimento natural artesanal

Gostava de explorar outras cores, usar outras plantas, seis tons soube-me a pouco! Encomendei mais fio para continuar com as minhas experiências em tingimento natural / artesanal de lã. 


Os tons mais fáceis de conseguir são os castanhos, os amarelos, os mais difíceis são os azuis e  para mim, curiosamente os verdes (porque ainda não tive oportunidade de testar essa cor). 




Para tingir esta meada usei mordente de alúmen e estas flores do campo (só as flores).
As duas meadas da direita foram tingidas com feijão preto, sim feijão preto! Coloquei o feijão de molho de um dia para o outro em dois recipientes diferentes, um com água da torneira, o outro com água do garrafão + bicarbonato de sódio (2 colheres de chá), no dia seguintes escorri o feijão (com o dito vou almoçar hoje uma feijoada brasileira que deve estar uma delícia, vem um cheirinho da cozinha!!! rsrsrsrsrsrrsr).
Coloquei as meadas dentro da água do feijão, (depois de demolhadas com alúmen), durante 3 horas a frio. Com água da torneira talvez consiga tingir entre o azul e o roxo, conforme o tempo de infusão, a meada que coloquei o bicarbonato, a água está azul mas neste caso com infusão de 3 horas ficou um azul claro pastel. Reservei o liquido dos recipientes e coloquei uma meada em cada um, desta vez vou aguardar cerca de 48 horas espero obter um roxo e um azul petróleo.




12 comentários:

  1. Fátima só neste post venho comentar as tuas experiências em tingir lãs apenas com o que a natureza nos dá e... estou encantada, confesso, que cores tão bonitas e que nos surpreendem vindo de onde vêm. A do feijão deixou-me de queixo caído !Concordo quando dizes (no post anterior) que quando se quer aprender procuramos saber, mais e mais. Adoraria experimentar essas técnicas com tanta flor bonita que me rodeia por aqui. estive a ver à uns dias a propósito do outro post que fizeste de onde é que vinham as meadas que compraste e até achei o preço bem em conta, ainda que 50g cada uma, certo? Eu quanto a aquisições gostava comprar mais e de qualidade mas havendo só um ordenado cá por casa e dois miudos para criar não gosto de me esticar em novelos e quando compro penso num ou outro projecto em especifico e no entanto nem sempre compro o que gostaria... mas enfim, é a vida ;o) Bem, nem sei o que poderá sair dessas meadas lindas mas confesso que já estou com saudades de ver nascer algum crochet das tuas mãos ainda que admire muito o teu tricot, dizes que não dominas muito mas saem só peças bonitas das tuas mãos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, se encontrares fio mais acessível 100% lã, como o alpaca por exemplo, ultimamente tem surgido alguns fios nas lojas online, como na Rosa Pomar que tem um kit com corante alimentar e na Love lãs onde podes comprar uma meada e as saquetas com tinta para tingir, mas contudo são opções mais dispendiosa do que esta do fio Lupa, que sai a 6,5€ cada meada de 100 gr de fio merino.

      É uma experiência gira mas para experimentar várias cores convém comprar alguma quantidade para não saber a pouco rssrsrsrsr

      Nos últimos quinze dias tenho tricotado pouco, estou a tricotar um par de meias, falta cerzir a biqueira da primeira, não consigo fazer vários trabalhos ao mesmo tempo, tenho ocupado o tempo com esta experiência, mas depois vou ter que dar uso ao fio!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou curiosa ! Que trabalhos sairão destas cores maravilhosas?
    Admiro a persistência da minha amiga e o gosto que tem em saber.
    Obrigada pelas valiosas partilhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga! Ainda não experimentei o fio mas parece-me bom para tricotar uns xailes, golas, luvas. Ando entusiasmada com o tingimento depois vou ver o que vou tricotar com o fio.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Deve ser uma experiência muito gira!! Que cores lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, às vezes há surpresas agradáveis outras não tanto rsrsrsrsrs, faz parte do processo. Ontem um rosa após a lavagem "transformou-se" num cinza.

      Eliminar
  4. Olá, que lindas que ficaram essas meadas, adoro a imaginação, feijão preto, até estou parva lol. Encomendei agora as minhas primeiras meadas para tentar tingir, vamos ver como corre, acho maravilhoso, poder escolher as nossas próprias cores, fantástico, obrigada pela partilha, bjos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Lurdes, vai tingir também com plantas? Fico a aguardar os resultados da sua experiência. É realmente viciante! Bjinhos

      Eliminar
  5. Continuo encantada com estas tuas experiências. Gostava de saber como a cor reage após as lavagens? Mantém-se ou haverá alguma perda? Estás a pensar vender as meadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goreti, na lavagem sai o excesso da cor que não fixou, na última água não sai cor, no entanto quando tricotar uma peça não vou juntar tons muito fortes com outros claros como o branco, vou lavar à mão com água fria e secar à sombra.
      Não estou a pensar em vender as meadas, estou a tingir para tricotar algumas peças.

      Eliminar
  6. Que giro! Estou a adorar estas tuas experiências com tingimentos... gosto tanto das cores que te vão saindo! Ah, mãozinhas curiosas e habilidosas, as tuas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lete à conta do tingimento ando a tricotar um par de meias há quinze dias, falta-me terminar a biqueira da primeira, ando concentrada nas cores, acho que até sonho com as meadas coloridas rsrsrsrsrs
      Beijinhos

      Eliminar