05 dezembro 2015

Receita do Bolo de Natal...

Vi que o bolo de Natal deixou-vos com água na boca, tem óptimo aspecto e estava delicioso, pedi a receita ao meu pasteleiro para partilhar convosco.

Ingredientes: 

250 gr de frutas cristalizadas e frutos secos
75 gr de frutos secos para colocar por cima
150 gr de açúcar amarelo
4 ovos
130 gr de manteiga
350 gr de farinha branca de neve
20 gr de fermento em pó
1 pitada de sal
raspa de 1 laranja
1 cálice de vinho do porto 
sumo de 1 laranja + 4 colheres de sopa de açúcar em pó

Preparação: 

Pré-aquecer o forno a 200 graus, triture levemente 250 gr da fruta cristalizada e os frutos secos, bata os ovos, o açúcar e a manteiga bem batidos, junte o vinho do porto, a raspa de laranja, uma pitada de sal, junte a farinha e o fermento e misture bem, incorpore os frutos secos e as frutas cristalizadas trituradas e envolva com a ajuda de uma espátula.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de pão de ló , deitar o preparado dentro da forma, polvilhe com os 75 gr de frutos secos inteiros. 

Vai ao forno a cozer, quando começar a alourar, colocar uma folha de papel de alumínio para não queimar os frutos secos, fazer o teste do palito para ver quando está cozido. 

Depois de cozido, desenformar com as frutas para cima, diluir o açúcar em pó no sumo de laranja e pincelar generosamente o topo do bolo. 

Dica: em vez de utilizar frutos secos e frutas cristalizadas compradas em separado, pode usar a mistura vendida em sacos - cocktail de frutos. 

Bom apetite!!!

2 comentários: