17 agosto 2015

Xaile ananases de verão

Dilema  resolvido! Dos três fios o que mais gostei para fazer o xaile dos ananases foi o fio da DMC 100% lã merino para bebé. 

Muito macia... os xailes gosto deles confortáveis e fofos. 
O esquema requer atenção para não haver enganos, desmanchei várias vezes algumas voltas, só na parte final estava a entrar no esquema. 

Bloqueei molhando a peça em água com detergente para lãs, tirei o excesso da água com uma toalha de turco (como fiz com o outro xaile das borboletas) e fixei com alfinetes em cima da mesa, até secar.

Ficou enorme! Depois de molhado este fio tem muita elasticidade e estendeu uns 40 cm para cada lado e 30 cm em altura. (Se fizer outro com esta lã e com este padrão, faço com menos um ananás de altura). 

Usei agulha de croché nº 4

Os cadilhos depois de algumas experiências, optei pelos pompons da Susana autora do blog uma pausa para tricotar fez um tutorial a explicar como fez os pompons em croché, nos do xaile em vez de 5 fiz com 6 pontos altos.

Não resisto a partilhar as imagens do xaile terminado, (este não era para ser publicado pelo menos para já), estou desculpada... tenho que ir alimentando o blog, porque também sei que, ao vivo e a cores nem todas as seguidoras terão oportunidade de ver! 

O "orçamento" é apertado para contratar modelo e fotógrafo... rsrsrsrsrs tento fazer o melhor que posso, ontem peguei no tripé, na compacta e no xaile... Sagres foi o lugar escolhido! 

Que dia, cinzento, com nevoeiro, turistas... muiiitooos turistas! 

Para fazer estas figuras de tirar fotos à modelo/ fotógrafa escolhi um lugar com vista para o mar antes do Cabo de S. Vicente, com alguma privacidade, deu para tirar meia dúzia de imagens, cinco minutos depois um carro mesmo ao pé de mim com turistas (não sei se a intenção seria continuar a estrada em direcção ao mar) nada aconselhado, estávamos num promontório com cerca de 50 mts de altura, permaneceram junto a mim... bem que cena, não há condições, vieram para ficar! Com tanto espaço... eram espanhóis com um cão.

Mudei para outro sítio um pouco mais à frente, aí também não tive sossego, apareciam de repente, saltavam arbustos com o objectivo de encurtar caminho... todos os caminhos e veredas em direcção ao Mar, para contemplarem a fascinante beleza natural do ponto mais a sudoeste de toda a Europa continental. 

O xaile é muito bonito mas não é quente, é um xaile de verão, ontem tive oportunidade de comprovar!

Votos de boa semana! Volto um dia destes!

xxx









 





20 comentários:

  1. Ficou mesmo muito giro, as fotos estão uma maravilha, Parabéns Madrinha !

    rsrsrsrs... e eu que ainda nem comecei o meu.... estou a ficar louca!

    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá afilhada bom dia! Ai ai estamos muito preguiçosas... não tarda começas e rapidamente fazes 2 ou 3! Às vezes levamos mais tempo a idealizar o trabalho. Fiquei com vontade de fazer outro com este motivo noutra cor mas mais pequeno.

      Bons crochets e boa semana!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Fátima, ficou muito giro o xaile... e que belas fotos!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada S. Pousa pela visita e amável comentário! Uma boa semana! Bjs

      Eliminar
  3. Um espetáculo, teu xale e tuas fotos.
    Parabéns.
    Uma linda semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ficou maravilhoso...e estou a pensar fazer um também!
    Gosto de xailes!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O xaile é uma peça de vestuário muito feminina, sempre na moda!
      Os "nossos" em crochet e / ou tricot têm um valor especial, têm um bocadinho de nós.
      Bj

      Eliminar
  5. A Fátima já nos habituou às suas "obras de arte".
    É realmente uma artista com uma sensibilidade peculiar para as fotos... para os momentos especiais.
    Em modo de desabafo: não sei como vai ser a exposição...o meu trabalho de casa está muito atravancadoooo!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Agostinha, a nossa exposição vai ser um êxito, não tenho dúvida!

      Até lá novas ideias vão surgir, trabalhos atravancados ficam à espera de soluções mais dia menos dia vai surgir alguma ideia gira para resolver o enguiço, novos trabalhos surgirão! Temos mãos de fadas o poder de transformar os novelos em xailes maravilhosos, rsrsrssrsrsr!

      Bons trabalhos!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, conheço o lugar onde tirou as fotografias, é melhor ir lá no inverno. No Verão fica impossível, e então em dias encobertos, em que os turistas deixam a praia e rumam para lá... O xaile é lindíssimo e as suas fotos são sempre espetaculares, fico sempre maravilhada. Um beijinho e continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade no verão não é a melhor altura para visitar Sagres, passam por lá milhares de turistas diariamente, faz parte do roteiro da maioria dos nossos turistas!
      Queria o mar como fundo, (apesar de ter o mar a uma distância de pouco mais de 3 km), este é diferente... este mar é imenso, a luz é muito boa ao final do dia.

      Obrigada e boa semana!
      Bjs

      Eliminar
  7. O xaile ficou lindo,o modelo e a paisagem.completaram .É muito rápida nos trabalhos,aliás quando fazemos com gosto atá o tempo passa sem darmos por isso.Parabéns por mais este trabalho.
    Boa semana
    Bjs Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Graça, bom dia! Levei mais de uma semana a fazer o xaile, este modelo é rápido de se fazer a lã e agulha 4mm também ajudaram rssrsrsrsrs.
      Espero que já tenha começado o seu xaile!
      Beijos

      Eliminar
  8. Como sempre, mãos de fada. Acho que, no face aquando da pergunta "qual preferem", eu escolhi o fio nr 2, se não me engano. É este? Ficou muito bonito o xaile, o padrão é lindíssimo e as fotos, apesar dos turistas "intrometidos", ficaram muito bem! Sagres é tão bonito. Já lá não vou há uns anos mas recordo-me tão bem da última vez que lá estive. Muito vento mas com vistas que fazem muito bem aos olhos. Bjs ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Sim usei o fio nº2 é da DCM 100% merino para bebé resultou num trabalho com um toque confortável. Tinha comprado uns novelos desta lã sem saber o que ia fazer com ela, comecei outro na cor verde, desta vez vou fazer um pouco mais pequeno, porque este depois de bloqueado estendeu bastante e fica bom em alguém que vista tam. L.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. O xaile ficou deslumbrante Fátima! Fiquei muito feliz por te teres baseado no pap que fiz dos pompons ;o) Não tenho feito crochet e tricot muito pouco, ando focada noutras coisas mas cheia de vontade de pegar nas agulhas, tu és um bom incentivo, cada vez que te leio dá-me vontade de pegar nas agulhas mas mesmo com algum tempo para tal sobra-me muito pouco ainda... estou à espera que o tempo esfrie e todas as tarefas que me têm absorvido fiquem para segundo plano ou então para o novo ano ;o) sagres ! que fotos lindas ! prefiro em dias mais frios, longe das multidões mas ainda assim é difícil encontrar um dia ideal todas as vezes que lá fui em diferentes alturas do ano encontrei sempre muitas pessoa e saio de lá sempre com um misto de emoções. Mete-me muito respeito a paisagem, lá sinto-me mais pequena que um grão de areia, é bom para colocarmos os pés no chão e meditar sobre a nossa vida, mas as vezes que lá vou vivo sempre experiência com outras pessoas que não sabem respeitar a natureza e arriscam demais por uma foto... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Adorei os teus pompons faz um efeito muito bonito!
      Sagres tem visitantes todo o ano, a zona é muito perigosa e vejo que as pessoas às vezes não têm noção do perigo, não existem protecções junto ao mar, basta um desequilibro, uma vertigem, uma distracção para acontecer um acidente.

      As primeiras imagens tirei junto ao mar num sítio que metia respeito, mas não arrisquei muito.

      Às vezes é necessária uma pausa para surgirem ideias novas, inspiração para novos projectos... daqueles que fazemos com entusiasmo do princípio ao fim.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Amei! O Xaile e as fotos, bom trabalho como sempre!!!!
    Beijinho e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marina! Não dou descanso às agulhas este ficou tamanho xl estou a iniciar um tamanho médio.
      Bjinhos e bom fim de semana tb para ti.

      Eliminar