27 julho 2015

Trouxe Olívias na mala!

Fim de semana de regresso ao Porto, desta vez para participar num evento familiar. Partimos de Faro na sexta-feira com o sol a nascer, o céu limpo, adivinhava-se um maravilhoso dia de verão com temperaturas altas, óptimo para quem está a passar férias no Algarve.

Na mala levava roupa fresca de verão, na serra algarvia as nuvens baixas formavam-se a partir daí... aterramos na Invicta com chuva mais forte que a molha tolos.

Porque será que quando vou ao Porto chove sempre, quer seja verão ou Inverno? 

Como sou uma rapariga muito organizada e viciada na compra de lãs, desta vez levei um mapa de localização de duas lojas que gostaria de visitar, uma tradicional e outra moderna, ambas com lãs fabricadas em Portugal.
Ovelha Negra e Lopo Xavier

Conciliando a visita à cidade, para almoço em Gaia num restaurante com vista para o postal, bem acompanhada por três guias turísticos,  com paciência para visitas a lojas de lãs, depois do almoço demos um passeio pela cidade, 





Uma loja com história

A Lopo Xavier & Companhia Lda. é uma loja da cidade do Porto dedicada à revenda de produtos de retrosaria, fios e tecidos. Foi fundada em 1934 por Lopo Xavier e Idalino Pacheco, com a colaboração benemérita de Gustavo Burmester.
Em 1972 os sócios fundadores Lopo Xavier e Idalino Pacheco convidaram a juntar-se-lhe na direção da firma, os seus trabalhadores: Arnaldo Sotto-Mayor, Bernardino Ribeiro Silva e Mário Martins Ribeiro.
A firma manteve toda a sua tradição apesar do desaparecimento dos seus sócios: o Sr. Lopo Xavier em 1980, o Sr. Arnaldo Sotto-Mayor em 1988, o Sr. Idalino Pacheco em 1997 e por último o Sr. Bernardino Ribeiro da Silva em 2013.
Aqui comprei a linha da DMC para a minha mãe terminar uma toalha de linho há muito começada, quando foi retomar o trabalho não conseguiu encontrar  linha igual. Esgotei o stock, sete novelinhos em vez de dez, com a promessa duma mensagem aquando da recepção de nova encomenda.


Na Ovelha Negra na Rua da Conceição nº 100, fui atendida pela proprietária da loja, Joana Nossa, muito simpática e atenciosa, trouxe comigo as "Olívias". 

É um fio fino em lã merino 55% e algodão 45%, muito macio para os nossos tpcs de férias de verão para participarmos num projecto. Vamos ter que dar corda às agulhas... para já, material não falta rsrsrsrsrsrs!!!
 



3 comentários:

  1. Deslumbrada pela lindas fotos do post, cada dia que passa mais estou convicta que quero passar um fim de semana no Porto, não só pelas belas retrosarias de nome que existem , mas pela beleza e o encanto que a cidade tem.

    Sem ver as lãs ao vivo já são lindas, estou ansiosa para as ter na realidade, já falta poucas horas....hihihi, não conseguia esperar nem mais um dia, me perdoa Madrinha pelo mau jeito, mas hoje temos que nos encontrar.

    Valeu apena....até já!

    ResponderEliminar
  2. Foi tão bom recordar a minha cidade!
    Vou espreitar a "Ovelha Negra"!!!
    Um dia bem BOM!!!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço a "Ovelha Negra" ao vivo mas já fiz compras na loja online que tem sempre fios diferentes dos que por norma se encontra nas lojas, por vezes um bocado mais "carotes" mas a qualidade compensa.
    No Porto também existe a Deltrilã Tricot, de onde também mando vir fios várias vezes, têm página no facebook, e penso que se situa na baixa do Porto, na rua Formosa se não estou em erro, também é uma loja antiga, familiar.
    Bjs e bons trabalhos com as novas aquisições.

    ResponderEliminar