29 março 2014

Yarn Bombing / Croché Urbano

Afinal que é isto de Croché Urbano, Yarn Bombing???

Teve origem nos EUA e acredita-se que a responsável por esta arte seja:

Magda Sayeg é uma artista têxtil que vive e trabalha em Austin, Texas. Seu trabalho começou como uma maneira de levar seu tricô para as ruas, estilo grafite, iniciando uma revolução têxtil grafite que varreu o mundo.
Creditado como sendo a mãe do movimento fio bombardeio, ela começou a trabalhar em projectos e colaborações cada vez maiores, empurrando os limites da forma de arte. Destaques de seus primeiros trabalhos incluem o tricô / autocarros cobertos por croché na Cidade do México, bem como uma exposição individual em Roma, La Museo des Esposizione.
Ela permanece activa no espaço malha grafite, liderando projectos de base comunitária, bem como trabalhar em comissões em todo o mundo, com empresas como Absolut Vodka, Madewell e Mini Cooper. Instalações de Magda foram com destaque em ícones americanos da cultura contemporânea, como o Standard Hotel, South by Southwest Limites e Austin City.
Ela continua a expandir seus limites com0 responsável da 1stAveMachine empresa de publicidade - um novo veículo para o desenvolvimento de vídeo, conteúdo digital e experimental para TV, mídia impressa, web e móvel.
Projectos recentes incluem uma instalação que cobre a canalização AC da sede Etsy.com 's no Brooklyn e um projecto baseado na comunidade em Dubai.
http://knitta.com/about/







Em Portugal é recente esta "moda",  existe  até uma pagina no facebook  que divulga esta arte.
Movimento Yarn Bombing Portugal , que inicialmente era Algarve... pretendendo ser mais abrangente,  define : 
O Yarn Bombing é um movimento criado por fãs do crochet e do tricot que consiste em decorar a cidade com peças feitas nestas técnicas e assim trazer mais côr e alegria às cidades. Vamos enfeitar as nossas cidades portuguesas!
Descrição
O Yarn Bombing é um movimento criado por fãs do crochet e do tricot que consiste em decorar a cidade com peças feitas nestas técnicas e assim trazer mais côr e alegria às cidades, ao mesmo tempo que chama à atenção como o tricot e o crochet podem ser divertidos, além de relaxantes e terapêuticos. Nos Estados Unidos e Reino Unido, este movimento tem vindo a proliferar, enchendo as cidades de peças coloridas e trazendo côr aos locais mais sombrios. Esta página, inicialmente dedicada às cidades algarvias, pretende agora ser mais abrangente e reunir grupos dispostos a colorir as cidades portuguesas. Serve também para divulgar as acções de yarnbombing que forem sendo levadas a cabo em Portugal ou fora dele. Vamos a isso? ;)
Vão surgindo projectos comunitários um pouco por todo o país, contagiados por esta arte, usando cores garridas de lã e as técnicas tradicionais do croché e do tricot. 

1 comentário: