01 setembro 2012

A minha entrevista no site artesanum



1. Escreva aqui uma apresentação pessoal, nome, país, cidade, coloque as coisas que deseja que saibam de você como produtor de artesanatos, nos fale um pouco de sua região, de seu trabalho, prêmios, etc.

Chamo-me Fátima Lourenço
sou natural de Silves - Algarve - Portugal, desde criança que gosto de lavores, artes plásticas, trabalhos de agulhas, croché, tricot, gosto de experimentar materiais, técnicas e criar trabalhos conforme a inspiração do momento.
Silves é uma pequena cidade histórica muito bonita, situada no interior do Algarve, numa região agrícola. Muito do que sei aprendi com a minha mãe, na minha geração já não havia o hábito de passar de geração em geração o gosto pelos lavores, a minha adolescência foi passada nos loucos anos 80! Mas, apesar disso sempre tive curiosidade e gosto por fazer estes trabalhos. Sempre foi um hobie, mas contudo, gostava de um dia ter uma loja onde podesse mostrar e vender os meus trabalhos. Participei numa feira  de artesanato, numa Exposição de croché criativo usando trapilho, onde a ideia da Artista foi com o croché criar arte, trazendo de volta esta arte tradicional um pouco esquecida, estimular a criatividade e o gosto por aprender a criar peças decorativas ou outras, usando esta técnica.

2. Quando começou a produzir este tipo de artesanato?
Lembro-me que comecei pela costura, em criança tive a curiosidade de saber como funcionava a velhinha máquina de costura de minha mãe, fazia os vestidos para as bonecas com restos de tecidos, e mais tarde alguma roupa para mim. Depois passei para o tricot, com 15, 16 anos já fazia camisolas de malha que levava para o liceu e faziam sucesso! 

3. Qual é o material ou materiais básicos que utiliza em seus artesanatos?
Este ano fiz alguns trabalhos em lã, uma colcha em granny squares enorme que adorei fazer, muito colorida demorei cerca de um mês a executá-la, tal foi o entusiasmo! Fiz alguns trabalhos em trapilho, algodão, nas últimas semanas tenho feito mantas para sofá e almofadas em fio acrílico.

4. Sua cor preferida?
Todas, ultimamente tenho ulizados cores vivas e fortes.

5. Destaque uma qualidade pela qual gostaria que fossem identificados seus artesanatos.
Criatividade.

6. Acredita que o produto que desenvolve te permite inovar e criar enquanto materiais e desenhos?
sim, acredito.


7. Percebe de maneira positiva que outras pessoas compartam desenhos e que estes sejam trabalhados artesanalmente em diferentes formatos e materiais?
Eu pessoalmente gosto de mostrar os meu trabalhos publicamente, partilhar ideias, trocar desenhos, esquemas, normalmente todos os meus trabalhos têm o meu toque pessoal, posso tirar uma ideia aqui outra ali, mas contudo, não gosto de copiar cores, modelos etc. é importante essa partilha para aprendermos técnicas e estimular a criatividade!

8. O que acha da possibilidade que te dá artesanum.com de mostrar gratuitamente seus artesanatos por todo o mundo através da internet?
Uma mais valia para divulgarmos nossos trabalhos!

9. Diria que seus artesanatos são elaborados respeitando o meio ambiente?
sim.

10. Na sua opinião, qual a solução para que os artesãos que não possuem recursos tecnológicos possam desfrutar de uma loja virtual como artesanum.com?
Um familiar ou um amigo que tenha acesso à internet, poderá fazer a ponte entre o artesão e uma loja virtual.

11. Uma reflexão sobre a transcendência do seu trabalho? (se não é própria, citar o autor)
"A CRIATIVIDADE É ALGO SUPERIOR A NÓS""Quando quiser subir ao pico mais alto das montanhas, verá que é uma tarefa árdua.E quando tiver lá chegado e se deitar a sussurrar às nuvens e a olhar para o céu, a alegria encher-lhe-á o coração - essa alegria surge sempre que se alcança qualquer pico de criatividade."(Osho)

Sem comentários:

Enviar um comentário