31 outubro 2018

WIP`s - Os Xailes "Vice-Versa"

Confesso que não resisti à tentação do Xaile Vice-Versa da Vera Augusto! O modelo foi apresentado no lançamento do Projecto Utopia; no sábado passado a designer orientou o workshop do mesmo na Retrosaria Novelos e Novelinhos, no qual tive a oportunidade de participar. 

É um xaile em tricot com uma forma semicircular, lindo de morrer 😁! 

No sábado passei horas da vida a dar às agulhas para tentar decifrar as primeiras carreiras, uff 😂 já tinha a cabeça à roda... sabia que o modelo "não era pêra doce", então que fazer?

Assisti ao workshop para saber mais sobre o modelo, dicas de construção, nunca sabemos tudo, estamos sempre a aprender! Depois de vários começos sem sucesso, não desisti e no dia seguinte com calma, em silêncio e sozinha peguei nas agulhas e no fio, comecei de novo o xaile, cheguei à carreira oitava e enguiçou, novo começo com outro fio, (porque de tanto fazer e desmanchar com o fio da BC Garn já estava a feltrar); desta vez comecei com o fia alpaca da Drops na cor lima.

Optei por seguir as instruções escritas em inglês para tricotar as carreiras do direito e os gráficos para tricotar as carreiras do avesso, como habitualmente criei algumas ajudas pintando o gráfico para distinguir melhor os pontos a tricotar. Outra coisa importantíssima é antes de começar o trabalho "estudar" as instruções, ver os pontos necessários para executar o trabalho, porque se não souber fazer os pontos, não vai conseguir tricotar o xaile. 

Depois é dar às agulhas e concentração, muuiiita concentração e não desistir! Ultrapassei a fase do stress do início agora como a designer disse: "O mais complicado é o início"depois é fácil porque o motivo começa a ganhar forma, torna-se bastante intuitivo tricotar este esquema está a ser um bom desafio!







Projecto no ravelry aqui e aqui

2 comentários:

  1. Fátima, já estive tentada a fazer esta fofura, mas como não me decidi quanto ao fio... ficou em espera. Sou bem capaz de lhe pegar, quando encontrar fio que me agrade. :)
    Os teus estão lindos, muito lindos e vão ficar brilhantes, depois de concluídos. A designer é muito talentosa e o projeto é delicioso. Só temos mesmo de agradecer, pois ainda por cima, é grátis!
    Beijinhos, até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lete o modelo é muito lindo, fiquei de olho nele quando o vi a primeira vez! Gosto dos modelos semicirculares de xailes; faz que vais gostar do modelo. Quanto ao fio convém ser de espessura fingering, estou a fazer com o Alpaca da Drops, gosto do toque mas é um pouco mais grosso e tem tendência para esticar depois de bloquear, tinha em casa este fio e acabei por começar uma amostra, depois continuei, o Outro (o cinzento) é um fio 100% lã da BC Garn dá um acabamento que me agrada, com um aspecto mais rústico.
      Beijinhos e bons tricots!

      Eliminar