29 julho 2017

Cultivar em pouco espaço

Pode parecer loucura, em poucos metros quadrados tenho habitualmente cinquenta vasos com plantas em casa! 😀 A maior parte dos vasos estão num canto na varanda e os outros estão na sala, não tenho as mãos verdes, algumas plantas sofrem um bocado com água a mais ou água a menos, não uso muitos fertilizantes e afins. 

Encho garrafões com água da torneira e reservo um dia ou dois antes de regar para evaporar o cloro, dizem que é mais saudável para as plantas. Quando está mais seco, ou quando estou com pressa, rego com a mangueira, por um lado é mais prático mas por outro não é a melhor forma de regar, devido à necessidade diferente de água de cada  planta, água a  mais para algumas... é o fim!

Na Primavera apostei nas plantas aromáticas, algumas não são fáceis de cultivar , outras não se dão aqui com o calor, morreram algumas (a salva, o tomilho limão e o manjericão). 

As pragas, é preciso estar atento às pragas, elas aparecem quando menos se espera! Quase sempre invisíveis a olho nu, porque são pequenas ou estão camufladas (foi o caso das lagartas verdes que descobri na menta) comeram as folhinhas deixando só os troncos; dei um corte drástico na planta recuperou em pouco tempo 😏. 

O piripireiro é o menino dos meus olhos, comprei a planta pequena num mercado em Quarteira, cresceu, cresceu... está quase da minha altura 😊, dei conta de uma praga que apareceu antes da floração,  apliquei um fungicida para resolver o problema, tinha curiosidade em ver a planta vingar e ficar sarapintada de vermelho! Não é que consegui? Está ainda no vaso que a plantei inicialmente, um vaso pequeno para o tamanho da planta, tem que estar amarrada ao loureiro para não tombar com o vento! 😀 Está carregada de piripiri. 

Hoje foi dia de cultivar em pouco espaço, uma trabalheira daquelas! Mas sabe tão bem ter a natureza dentro de casa! 












4 comentários:

  1. Quem gosta da natureza do pouco espaço faz muito!
    O verde torna o ambiente mais fresquinho... mas cuidado com esses salpicos vermelhitos. Devem "queimar"!
    Beijinhos e boas FÉRIAS aqui pelo Algarve

    ResponderEliminar
  2. Provei os vermelhitos numa cataplana, queimam mesmo amiga! Nunca tinha cultivado esta planta, pensei que fosse mais pequena. Obrigada, igualmente boas férias! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também tenho algumas aromáticas que adoro, nas janelas da cozinha. As sua estão lindas.
    Por favor onde se consegue comprar a planta do caril, nunca vi à venda
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei numa estufa de flores na zona de Lagoa aqui no Algarve. Nunca tinha visto esta planta!
      Colhi os piripiris estão a secar para depois colocar alguns no azeite.

      Beijinhos

      Eliminar