01 maio 2015

Fui a Alte ver os Maios!

Os Maios, ou Maias numa exposição no interior do Algarve na Aldeia de Alte.

Este ano não me esqueci que a exposição acontece no dia 1 de Maio, o ano passado fui no dia 2 e vi os bonecos não na rua mas dentro de uma casa arrumadinhos!

Sou fascinada por estes bonecos de trapo feitos artesanalmente, em miúda lembro-me de fazer um boneco gigante e colocar ao portão da quinta onde vivia, enchia uma camisa de xadrez e umas calças do meu pai, com folha de milho, costurava a cabeça feita com pano de lençol, desenhava os olhos, a boca e o nariz, colocava-lhe um chapéu de palha, uns sapatos velhos, uma foice no braço... eu e o meu irmão divertia-mo-nos a fazer o boneco, quem passava achava piada no agricultor gigante !!! hahahaha, bons tempos!


Hoje fui de propósito a Alte para ver a exposição dos Maias, adorei!

Trabalhos muito criativos, feitos pelos residentes, gostei de todos mas, em especial das senhoras prendadas, (a Dobadeira, a Costureira, a Tricotadeira e a senhora que faz crochet), ou não fosse eu amante destas artes!!!









Tia Amália Costureira 







A Tricotadeira



 A Senhora que faz Crochet 


obs: mais imagens da Exposição aqui:

3 comentários:

  1. Os de Alte ainda não visitei, costumo ir ver os que fazem na 125, entre Olhão e Fuseta. É uma tradição bonita e, infelizmente, pouco divulgada! Há uns anos também publiquei um post sobre estes simpáticos bonecos.
    Já agora, embora seja a primeira vez que aqui comento, por falta de tempo ou preguiça, devo dizer que costumo passar por cá e que este é um sítio inspirador. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta sessão fotográfica, não fosses tu uma apaixonada por estas coisas e fotografia. Não tinha conhecimento desta tradição. Muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Tão bonita :)
    Deve ter sido muito gira essa exposição :) Obrigado Fátima, por partilhares estas coisas bonitas no nosso Portugal ;) Não fazia ideia que ainda faziam destas coisas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar