04 março 2015

Fios com 30 anos...

Foi no interior do sotavento algarvio que comprei estes fios com mais de 30 anos.

Um pedido de informação a uma residente de uma aldeia perto do Parque Natural da Rocha da Pena, sobre a localização de uma casa, conversa puxa conversa, levou-me a um sótão, onde foram guardadas lãs de uma retrosaria antiga, fios com mais de 30 anos. 

Fios brilhantes, fibras, misturas de texturas e cores que se usavam na época, espalhados no solo de toda a divisão em sacos uns abertos outros ainda intactos, outros empilhados, foram escolhidos e revoltados por compradores que escolheram e procuraram cores e texturas, o pó era muito. 

No meio de tantos sacos empoeirados o vermelho foi a cor que menos agradou, os salmão pálidos, os azuis esverdiados pálidos, as cores que já não estão na moda. 

Trouxe estes fios, o matizado é um pouco áspero talvez saia daqui algum trabalho artístico um dia... o amarelo mais macio é um tom e textura que podia estar actualmente numa estante de uma retrosaria, não resisti ao "novelão"de Mohair!

O novelão será suficiente para executar uma camisola, tem 20% de mohair, 30% de lã e 50% de acrílico. 300gr - 1500 mts., comprei pelo preço de 50 cêntimos!

E vocês também gostam de relíquias e fios antigos?



10 comentários:

  1. 50 cêntimos??
    Dava vontade de trazer uns quantos...

    Gosto do amarelo torrado. já o estou a imaginar em mais um xaile.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, 50 cêntimos cada novelo, inclusive o novelão, trouxe 10 novelos do amarelo, 10 do matizado vermelho o total foram 10,50€. Alguns fios eram desinteressantes, mas o desafio foi giro procurar no meio de tantos sacos empoeirados algo que gostasse.

      Eliminar
  2. Mas que achado ! Eu acho muito giro usar lãs antigas até porque as tendências andam sempre a resgatar o que antigamente se usava e as lãs não são excepção. A minha mãe tinha lãs bastante antigas que tinha uma composição bastante engraçada, com misturas de fibras e texturas, adorava uma lã que ela tinha em cor cru com uma espécie de borbotos e entremeios de fibras em cor tijolo e azuis, pena era que tinha sempre muito pouco dessas lãs pois eram sobras de outros trabalhos, em menina adorava mexer na cesta de novelos que ela tinha... Se me apanhasse com tanta reliquia junta perdia-me ...

    ResponderEliminar
  3. Você achou um tesouro!
    Tenho certeza que desses novelos sairá trabalhos lindos.
    Bjus

    ResponderEliminar
  4. São bem bonitas! e talvez de melhor qualidade do que as que se vendem hoje em dia!

    ResponderEliminar
  5. Que tesouro precioso!

    Gostei imenso das cores!

    ResponderEliminar
  6. São giras Fátima :)
    Isso foi um achado :) O novelão parece mesmo fofo ;)

    ResponderEliminar
  7. Uau! Que achado! Eu gosto muito das cores, resultarão, com certeza, em trabalhos bem giros. E o mohair, estou muito curiosa. É o tipo de fio com que nunca trabalho, nem uso em peças de roupa... fico o dia inteiro a espirrar por causa do pêlo. Mas gosto tanto de ver trabalhos executados com mohair, ficam sempre tão delicados e tão macios. Foram uma compra e pêras! Bom trabalho Fátima e boas inspirações ;) um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que fizeste com que esses fios voltassem a ver a luz do dia, tenho a certeza que daí resultarão trabalhos fantásticos!!! Aqui perto de mim há um local que ainda vende fios antigos,de marcas e texturas que já não se vêm hoje em dia, mas eu tenho sempre receio de comprar, ainda assim não estejam já "podres"...
    Bj e boa semana.

    ResponderEliminar