16 agosto 2014

Uma longa caminhada...

Passaram mais de 6 meses após o aparecimento do Síndrome de Guillain Barré, tem sido uma longa batalha, a saúde em Portugal vai mal de saúde!

Para conseguir o acompanhamento médico, tive que saltar barreiras, ultrapassar obstáculos contornar outros e exigir que fosse tratada!

Cheguei a mendigar consultas que me foram passadas com urgência, (Neurologia e Oftalmologia) meses depois ainda não tinha recebido uma data, pedi exames que deveriam ter sido feitos durante o internamento , foram feitos meses depois, para diagnosticar o meu estado de saúde. 

A principal sequela que fiquei após a alta foi a paralisia facial do lado esquerdo, afectava a vista, não conseguia fechar, secava, com risco de cegueira, só um mês depois da alta fui informada pelo Fisiatra de que corria o risco de ficar cega da vista esquerda, passei a fechá-la com adesivo à noite e quando tomava duche, e a usar lágrimas artificiais mais vezes ao dia, a usar óculos de sol sempre que saía de casa.  Fiz cerca de 50 sessões de Fisioterapia para estimular a face no lado esquerdo, pois não demonstrava qualquer sinal, só 3 meses depois comecei a recuperar o meu sorriso!

Tive alta dos tratamentos, foi marcada consulta para daqui a 3 meses.
Estou realmente melhor mas não a 100%, talvez 90%, a recuperação é um processo lento, a regeneração dos nervos da face demora bastante tempo.

Tenho ainda alguma dificuldade em comer de boca fechada, não consigo franzir a testa muito bem, não consigo prenunciar bem as palavras com a letra "P" e dar beijos rssrsrsrsrs, a zona da boca está um pouco mais lenta. 

Quando tive alta dos tratamentos uma administrativa disse-me a seguinte frase: 

- Nunca a D. Fátima pensou em ficar assim! 
- Assim como? 
- Tão boa!
E eu respondi-lhe: - É verdade, durante o internamento houve uma noite que pensei que morria!

Se não acredita-se que podia ficar assim, não tinha tido forças para passar por todos os obstáculos, não tinha ido dezenas de vezes ao hospital, não tinha acreditado nos bons profissionais, na minha fisioterapeuta, não tinha refilado com o meu Fisiatra, não estava a escrever este post, eu que até não costumo falar muito da minha vida privada.

A esperança é a última a morrer!!!

Por tudo isto este ano tem sido mais calmo... a vontade, o tempo e a inspiração foram para outras paragens, porém estão regressando lentamente.  

6 comentários:

  1. Puxa, só agora me apercebi de como esteve...peço desculpa pela ausência...
    Continuação das melhoras e muita, muita coragem!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima,

    Parabéns pelas conquistas alcançadas, pelas batalhas vencidas...estar doente em Portugal não é fácil, sempre ouvi aos mais idosos: " mal de quem precisa ".

    A Fátima é uma pessoa maravilhosa com uma força e coragem naturais que fazem de si um exemplo de bondade e amor. Pelo que vejo em fotos e pelas palavras que escreve, consigo retratá-la deste meu jeito sincero.

    Havia tão pouco tempo que a tinha descoberto por aqui com os seus lindos trabalhos, quando logo de seguida veio explicar a razão da ausência. Misturam-se sentimentos, e nasceu uma simpatia especial pela sua pessoa.

    Não me quero alongar mais, ( espero que este comentário não desapareça como o anterior :( ), desejo que tudo continue a correr no bom caminho mesmo que lentamente, devagar se vai ao longe.

    Beijinhos
    Conceição

    ResponderEliminar
  3. Fuerzas para seguir luchando, " laboreando " y con esa sonrisa tan bonita !

    ResponderEliminar
  4. Muita força, Fátima, e continuação de melhoras.
    Um abraço do Porto
    Sao

    ResponderEliminar
  5. Grata pelos vossos comentários encorajadores, alguns vindos de seguidores/as que conheço apenas virtualmente, sinto que são sinceros.
    Um abraço

    xxx

    Fátima

    ResponderEliminar
  6. Olá Fátima :)
    É uma grande mulher, ainda bem que acreditou, porque realmente está a ver resultados da sua luta, infelizmente à coisas que podiam ser de outra forma, mas enfim!!!
    Boa continuação e muita força :)
    É a Fátima, na fotografia? Que bonita ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar