27 abril 2014

Restaurar é preciso

A Primavera chegou e com ela veio a vontade de estar ao ar livre, a minha varanda é a divisão da casa onde passo grande parte do tempo, +/- 300 dias por ano, é uma sala ao ar livre, nunca me passaria pela cabeça fechá-la só porque no Inverno chove, torna-se difícil secar a roupa, ou ainda porque ficaria mais quentinho e protegido o apartamento tipo aquário ou caixote, rsrsrsrsr

Um dos motivos pelo qual decidi a compra do apartamento, foi precisamente devido à área da varanda, dá perfeitamente para fazer as refeições ao ar livre, tem espaço para estendal de roupa e ainda para um cantinho zen (mais ou menos uns 40 vasos de flores) coisa pouca para fazer manutenção, não me importaria que fosse maior, claro.

Estas cadeiras e a mesa têm cerca de 10 anos, sempre estiveram ao ar livre, todos os anos mais ou menos nesta altura costumo refrescar a madeira, limpo com um produto para retirar os resíduos, aplico com uma trincha deixo actuar e lavo com bastante água, deixo secar, passo uma lixa fina, a madeira fica pronta para aplicar o óleo restaurador, aplico o óleo voltando a mesa ou cadeira em vários ângulos para não haver falhas, deixar secar durante dois dias, limpar com um pano seco e voilà!  

Mobiliário novo, pronto para ser usado!

Bom domingo!













7 comentários:

  1. muito bonita, a sua varanda! um espaco muito agradevel para descansar e para trabalhar))))

    ResponderEliminar
  2. Muito gira que ficou!!! E os novelos são para um novo trabalho?! beijos de Viseu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caty, os novelos foi o resultado de entrar numa retrosaria, é um fio de algodão com cores alegres, ainda não sei o que vou fazer está em estudo lol.
      Beijinhos para todos vocês.

      Eliminar
  3. Olá Fátima! Espero que esteja melhor de saúde e que as coisas estejam a correr pelo melhor! Pode indicar-me os produtos que usa para eu fazer o mesmo cá em casa?
    Obrigada e beijinhos.

    Avelina

    ResponderEliminar
  4. Olá Fátima!

    Espero que esteja totalmente recuperada, cheia de saúde e boa disposição. No Porto, o SOL teima em não ficar...esperam-se melhores dias. Pode indicar-me que produtos usa para eu pôr mãos à obra?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelina boa noite!
      A recuperação está a ser lenta mas já me sinto melhor, são situações que levam o seu tempo, continuo com paralisia no lado esquerdo da face, vou iniciar um novo tratamento vamos ver se o nervo acorda.
      Comprei na loja Casa os dois produtos, um refrescante para limpar a madeira (há um com pulverizador para móveis menos sujos e outro para móveis mais sujos e mais velhos) foi este último que apliquei com uma trincha e deixei actuar, e o óleo que se aplica depois da madeira limpa e seca.
      Dá muito trabalho mas vale a pena, até o cheirinho é agradável!
      Beijinhos para o Porto e bom feriado!

      Eliminar