21 janeiro 2014

De Regresso... (parte III)

Em casa dos meus sogros, há tradições que passaram de geração em geração que não se perderam.

A minha sogra continua a fazer o pão caseiro em forno de lenha, apesar de terem fornos de lenha e conhecimento de como se faz, são poucas as pessoas lá na aldeia que continuam a fazer o pão caseiro. 

Quando me chamou para ver como se faz, a massa já tinha sido amassada na masseira e estava pronta para tender.

(Quando eu era miúda a minha mãe chegou a cozer pão, é bom reviver essas memórias e ver as semelhanças do processo de fabrico. Lembro-me que usava um alguidar grande de barro para amassar o massa, os restantes utensílios são semelhantes, as pás, o tabuleiro para dividir a massa para fintar antes de ir para o forno, as vassouras e as toucas para retirar as brasas).

Aqui usa-se a masseira, gosto do design da massareira, é um tabuleiro grande que serve para amassar o pão e para levedar, por baixo tem um armário que serve para guardar objectos, e ou para colocar um recipiente com brasas caso esteja frio e a massa não cresça, tem uma tampa, no final serve também para guardar o pão cozido. 

O sabor do pão é ligeiramente diferente prende-se com o facto da minha sogra colocar junto com a farinha aguardente para apaladar, mas sobretudo seria uma técnica de conservação antiga, hoje costuma congelar o pão mas continua a colocar aguardente, a forma e o tamanho também são diferentes, minha mãe fazia uns pães grandes com formato de cabeça e estes são mais pequenos e mais baixos, cozem mais depressa.

Com um bocado e massa do pão e umas rodelas de chouriço caseiro fez a bôla... hummm adoro bôla, foi a primeira a sair do forno, e a primeira  a ser comida. 

- O pão ficou uma delícia D. Celeste, parabéns!


















3 comentários:

  1. Ola amiga. que gostoso. Voce me fez lembrar da minha infancia, eu cresci comendo pao feito em casa assado no forno a lenha feito no quintal de casa pelo meu pai. Pra min a felicidade esta nas coisas simples da vida. Adorando todas as fotos da suas ferias, muito bom. Tomara que tenha mais seguimentos. Abraco carinhoso.
    xxx

    ResponderEliminar
  2. Eu cresci a ver cozer pão em forno de lenha. Ainda existe em casa dos meus avós o forno de lenha, as pás e a vassoura de varrer o forno, o tabuleiro do pão e a tábua de tender! Sei mais ou menos amassar... pena que nunca o faço...
    Do que tenho mais saudades desses tempos é de tirar massa para fazer filhós, dos bolos de torresmos e do pão quente para a tiborna! Ahhhh que delícia!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga gostei muito de ver as fotos. Eu também faço pão, assim, no forno a lenha, com a ajuda do meu pai, mais ou menos de 3 em 3 semanas. Cá em casa todos adoramos!! A minha falecida mãe já fazia e eu segui a tradição :)

    ResponderEliminar