15 agosto 2013

Máquina de Costura Singer restaurada

Lembram-se da Singer antiga que comprei em Junho?

Estava cheia de ferrugem, com o tampo lascado em muito mau estado, pois bem, um verdadeiro quebra cabeças para restaurar...

Foi toda desarmada excepto a cabeça, comecei por lixar os pés de ferro fundido, depois apliquei duas demãos de tinta (uma tinta especial) que podemos pintar sobre o ferro com alguma ferrugem, depois de secar, pintei os símbolos em dourado.

Cheguei à parte das madeiras, o tampo, tal como o resto da máquina penso que é totalmente original, parece madeira maciça mas não é! É composto por diversas camadas de folhas de madeira coladas para dar mais resistência e para não empenar, estava muito lascado, faltavam alguns bocados da folha de madeira. 
Depois de fazer uma pesquisa como fazer e que materiais utilizar, achei que o melhor seria retirar a folha de madeira de toda a superfície do tampo, com uma espátula comecei a raspar e acabei por retirar parte da 2ª camada também; asneira!!!

Procurei a folha, mas não estava fácil, lojas de bricolage, e mais lojas, que raramente têm o que precisamos, achei que o tampo deveria ser restaurado por um profissional, alguém que fizesse restauros de peças de madeira antigas. 

Falaram-me do Sr. Ilídio mesmo perto de onde vivo, o Senhor restaura alguns móveis, caixas de relógios antigos, mas, eu desconhecia de todo que fazia esse trabalho.

Pediu-me que arranjasse a folha de folhear em cerejeira americana, fui a quatro armazéns de madeiras, Silves, Guia, Estoi e Faro, contacto para aqui, contacto para ali, encomenda, espera, não encomenda, vende só por atacado,  telefonema, um cliente vende avulso, tem em stock, localizar armazém em Faro... encontrei finalmente!

O restauro das madeiras ficou um luxo, eis o resultado final de todo este trabalho.

Arranjei um cantinho na sala / atelier para a Máquina de Costura "Singer" de 1908 restaurada!














15 comentários:

  1. ola Fátima.
    Muitos parabéns,a maquina está linda. Também tenho uma que está a precisar imenso. Eu estou em Lagoa por isso ia pedir-lhe se não me podia dar o contacto do sr. Ilídio. Muito obrigada e um beijinho. Ana.
    O meu email é ramalho.ana@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana bem vinda!

      Obrigada pela visita, enviei-lhe um email com o endereço do Sr. Ilídio. Boa sorte, não desista da ideia!

      Bjinho

      Fátima

      Eliminar
  2. Uma verdadeira jóia!
    Parabéns pelo empenho,imagina se essa máquina falasse,
    o que teria de história para contar...
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Marcia, boa tarde

      Teria muitas historias para contar... deve ter trabalhado muito, escutado conversas e confidencias de mulheres de outra época, se ela falasse contava o que ouviu e neste momento sentia-se vaidosa e importante rsrsrsrsrs.

      Bjinho

      Eliminar
  3. A folha de folhear em cerejeira comprei em Faro na Empresa:

    Gies - Madeiras e Derivados

    https://www.facebook.com/gies.madeirasederivados

    ResponderEliminar
  4. Fátima, ficou absolutamente fantástica!
    Parabéns :)

    ResponderEliminar
  5. Está o máximo!!! Também temos uma para restaurar mas ainda não houve "tempo"...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Será que me podem arranjar o contacto de quem as restaura ?? Tenho uma para restaurar mas não é facil arranjar alguem para a restaurar. manuel.matos@outlook.com

    ResponderEliminar
  7. Será que alguem me pode arranjar o contacto de algum restaurador ?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite D. Fátima,

    gostaria de saber o contacto do Sr. Ilídio, pois também tenho uma máquina Singer para restaurar.


    Agradeço desde já a atenção
    Cumprimentos
    Mara Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Mara,

      O Sr. Ilídio restaurou só a parte das madeiras da máquina, deixo-lhe a morada dele:
      Pediu-me o contacto do Sr. Ilídio, o senhor que restaurou as madeiras da minha singer antiga,

      O senhor Ilídio não tem loja ou oficina, esta reformado e faz alguns trabalhos na sua garagem em casa, vive em Portimão na Aldeia Nova da Boavista ao lado do Café Esperança, na Rua da Esperança N. L30, o ideal será passar por casa dele e falar pessoalmente com ele.

      Cumprimentos,

      Fátima

      Eliminar
  9. Boa tarde , vivo na zona de Lisboa , tenho o pé da máquina em ferro , já restaurado ,tenho a máquina muito antiga e já restaurado ;precisava agora saber como conseguir o tampo e eventualmente a tampa de madeira .
    Obrigado pela ajuda . Emília Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Emília, comprei a minha numa loja de móveis usados, a máquina vinha completa com as peças todas; para conseguir a tábua da mesa e a tampa talvez consiga através do Olx ou no custo justo (site de vendas online) e adaptava na sua.

      Eliminar
  10. Bom dia alguém sabe me disser aonde posso comprar as imagens para colar na máquina de costura com os desenhos de faraó obrigada

    ResponderEliminar