Especialmente para a Graça Rodrigues da Ilha de S. Miguel nos Açores, que me enviou um e-mail a solicitar o Passo a Passo do chapéu roxo que publiquei em Janeiro de 2009, fiz este chapéu em miniatura e vou tentar explicar como se faz.
Usei pura lã (convém ser um fio rijo para o chapéu não ficar mole), agulhas de croché nºs 3,5 (só na 1ª volta), nº4 até à aba e depois o nº5.
Faça um anel mágico e forre com 12 malhas
continue em espiral, introduza a agulha no meio das malhas e faça um ponto baixo colocando uma laçada na agulha, nesta volta duplique o número das malhas,
Vai ficar com 24 malhas
Aumente malhas conforme o diâmetro pretendido para a copa do chapéu, continue sem aumentar até à aba,
(um chapéu de senhora pode ter 54 malhas antes de chegar à aba, depende muito da espessura do fio e da agulha,
Utilize a partir de agora uma agulha nº5 para a aba, aumente uma malha, faça 2 sem aumentar e aumente na seguinte, repita até ao fim desta volta (lembre-se que está a fazer em espiral, quando digo volta, não vai encontrar o fim da volta oriente-se pela volta anterior)
Na volta seguinte não aumenta, na seguinte aumenta uma malha, faz 3 malhas sem aumentar e aumenta, repetir até ao final da volta, faz mais 3 voltas sem aumentos e termina a aba do chapéu com ponto baixo normal sem laçada.
Faça uma flor a gosto em croché e aplique.
Avesso...
Espero ter ajudado... e venham daí esses chapéus quentinhos enfeitados com flores coloridas:)
Fátima, agradeço-lhe imenso a preciosa ajuda!
ResponderEliminarVotos de um excelente 2013.
Beijo dos Açores
Graça Rodrigues