24 agosto 2012

Tutorial - Suporte para Vaso em Sisal (imagens e vídeo)

1.

Olá boa noite!

Publiquei já há algum tempo aqui no blog imagens de alguns suportes para vasos, têm sido muito visitados esses posts, recebi também e-mails a perguntar se tenho tutorial, hoje fiz um suporte para vasos em macramé com fio de sisal e vou explicar o PAP deste modelo, espero que gostem! 

Se tiverem alguma dúvida estão à vontade para perguntar, responderei por e-mail. 

Materiais:

72 metros de fio de sisal,  alguns metros de fio mais fino, (comprei numa drogaria) 1 argola de madeira de cortinado, 4 contas de madeira.

Ferramentas: tesoura, 1 gancho de arame, uma agulha de croché, 1 fita métrica e elásticos.

2.

Com o fio de sisal mais fino e a agulha de croché forrar a argola com ponto baixo e rematar.

3.
Cortar o fio para o suporte.
4x 6 metros e 4 x 12 metros

4.

Fixar o gancho de arame (neste caso usei um estendal da roupa).
Passar todos os fios que cortou, pela argola dobrando ao meio.

5.

Passar o fio mais fino à volta para fixar (repetir 3 vezes)

6.

Para facilitar o trabalho faça nas pontas mais compridas uns rolos e utilize os elásticos para fixar, desenrole conforme vai precisando.

 7.

O suporte tem 4 braços, cada braço vai precisar de 4 fios (2 para dentro e 1 de cada lado para trabalhar o mecramé).
Fixe 2 fios dos mais curtos, os de dentro, (usei uma cadeira para ajudar a fixar os fios) e comece a fazer o macramé usando 2 fios mais compridos.

8.

O vídeo mostra como fazer as laçadas do macramé mais simples e aquele que fica torcido, pode ver também como  fazer as argolas e como passar as contas de madeira. 

 9.

Chegou a altura de ajustar o suporte ao tamanho do vaso. 

Neste caso tive que ajustar o cesto ao prato do vaso, porque o prato não cabia no cesto. Para fazer a parte de baixo mais reforçada, dei vários nós desencontrados, (várias voltas).
Passar o fio fino várias vezes, apertado para finalizar 

10. 

Cortar as pontas

 11.

Desfiar

12.

Medidas: Do início da argola até às contas em madeira mede 50cm (1ª foto)
Até à 1ª argola, onde começa a bolsa para o vaso, mede 80cm (2ª foto)
O suporte mede no total 140cm, é bastante grande, se quiser mais pequeno pode fazer e para isso não vai precisar de tantos metros de fio de sisal.

 13.

Aplicar uma laço nas pontas feito com 3 fios.
(O spyke aprovou e quis ficar no retrato!) 

3 comentários:

  1. Também eu já fiz bastantes trabalhos deste género.
    Gostei de ver o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima, andava à procura de suportes de vaso em macramé e encontrei o seu blog! Já fiz um também a partir de um tutorial que encontrei na net mas é diferente deste, não tem as argolas... com esta explicação vai ser fácil, obrigada pela partilha...
    Quando terminar vou publicá-lo no meu blog, depois se quiser espreitar é em: http://pousapontodecruz.blogspot.pt/