24 setembro 2008

Estanho

Trabalhos executados manualmente com folha de estanho,
vidros, pedras semi-preciosas, contas de madeira e fio encerado.
São peças únicas e totalmente originais.



Produz-se peças riquíssimas elaboradas com a folha de estanho, podemos encontrar desde molduras, caixas de madeira, pratos decorados com a folha do estanho e até peças de bijuteria. Vendido em lojas de bricolage, ao metro, a folha de estanho é maleável.
Para se trabalhar o estanho, utiliza-se ferramentas conhecidas como ‘tecas', que possuem várias tipologias de pontas, redondas, pontiagudas, cortantes, etc.
 Através destas ferramentas vai se dando forma ao estanho; para que posteriormente ele seja fixado numa peça, para produzir o efeito decorativo desejado.
O estanho é um dos mais antigos metais conhecidos pelo homem, seu nome tem origem do latim stagnun depois vulgarizado para stannun na Idade Média. Foi muito utilizado como componente do bronze. Devido a sua capacidade de endurecer o cobre, a liga de estanho-cobre, foi muito utilizada para fazer armas e utensílios desde 3500 a.C. Os Fenícios tiveram um papel importante na expansão do uso dos utensílios de bronze, através das suas trocas comerciais entre a Bretanha, a Espanha e os povos do Médio Oriente.
O estanho é um material nobre, e desde a antiguidade foi muito apreciado pelas suas características "moldáveis". As peças estanhadas têm inúmeras aplicações tais como em utensílios de cozinha, recipientes de sprays, latas de tinta, componentes electrónicas, clips, e muitas outras. Podem também usar-se objectos estanhados para efeitos decorativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário