22 setembro 2016

Terminei mais dois xailes "Waiting For Rain"



Olá! Nas duas últimas semanas andei entretida a tingir lã e a tricotar estes dois xailes modelo "Waiting For Rain" by Softsweater Knits, o "xaile das papoilas"  foi um sucesso, há dias saiu da gaveta para surpreender alguém num dia especial...

Estes dois, foram uma encomenda de alguém que o viu e gostou imenso do modelo do xaile e da ideia do fio ter sido tingido com plantas de forma artesanal. 

Neste caso usei alguns fios do meu stash "Lãs com Tons", tingi apenas os fios para os fundos e a cor roxo para um dos motivos rendados.

Primeiro tricotei o xaile com tons amarelo, ao amarelo mostarda (a cor que foi pedida) juntei outros tons de amarelo, um castanho e o fundo em bege. O bege com um ligeiro matizado foi tingido com alfazema, o castanho com nogueira, o amarelo claro com folhas de figueira, o amarelo médio, com açafrão e no mostarda usei um fio tingido com flores do campo, dei um segundo banho com açafrão e ficou mostarda.

O segundo xaile as cores sugeridas foram:  rosa, roxo, azul petróleo. Tingi um rosa velho claro com buganvília e  hibisco para o fundo, o azul tingi com feijão preto, o rosa com papoilas, o cereja com hibisco e o roxo com bagas dum arbusto, resultou numa combinação harmoniosa, espero que agrade! 

Bem... na verdade este post não estava previsto ser publicado agora mas, confesso que não resisti!!!

Deixo algumas imagens dos xailes, pois andei a passear por aí com o manequim debaixo do braço, com o pretexto de os fotografar rsrsrsrsrsrsrs




 











Editado posteriormente: Em Silves o estendal e a parede caiada serviram de cenário, nas Caldas de Monchique tirei as restantes fotografias. O jardim do Algarve nesta época do ano continua a ser visitado por muitos turistas, normalmente em excursões e eu ali a fotografar com o manequim, ai as figuras que uma pessoa faz só para conseguir umas fotos giras !!!!! 

11 setembro 2016

Tingir, só com grande estilo!

No segundo domingo do mês é o dia da feira das velharias em Ferragudo, levantei-me cedo para procurar lá a panela de esmalte que idealizei para os meus tingimentos. Não é que encontrei? 

Uma panela antiga de esmalte com o tamanho ideal, em bom estado, o preço não foi muito acessível mas que fazer? Sou assim de ideias fixas rsrsrsrsrsrsr.

"Mais vale um gosto do que um tostão no bolso", lá diz o provérbio.

Entretanto já serviu para "cozinhar" uma infusão para mais um tingimento. 







06 setembro 2016

Vertices Unite by Stephen West

Comecei por tricotar o modelo grande, depois de terminar a primeira parte desmanchei mais de metade e optei por fazer o modelo mais pequeno. Ficava enorme, quase uma manta! Escolhi este modelo de Stephen West porque achei interessante a construção do xaile composto por seis formas geométricas, aqui só se usa a agulha de tapeçaria no fim para rematar as pontas rsrsrsrsrsr

É um bocado monótono de tricotar, sempre com o mesmo ponto, na parte final deu mais entusiasmo quando começa a ganhar forma, a união das formas segui as instruções mas fiquei sempre com a sensação de que poderia ter feito melhor, cometi um erro ou outro, isto de tricotar à portuguesa é sempre confuso para interpretar os esquemas. 

Usei o fio merino que tingi com feijão preto no último tingimento que fiz, não gostei muito deste fio, usei o rosa velho tingido com rosas vermelhas e papoilas, o creme com flores do campo, o castanho na orla tingido com nozes e para fazer contraste usei um resto de fio que sobrou doutro xaile, cor romã tingido por Mrs. Robinson`s, deu vida e veio "salvar" o xaile do senhor West!   






01 setembro 2016

Azul com receita


Vou repetir a experiência, tingir lã com feijão preto! 
Desta vez estou a usar outro fio para testar os resultados, é um fio 100% merino branco de espessura fingering. Os tons são únicos e irrepetíveis, vários factores podem determinar o resultado. 


Usei:
2 meadas de fio com 50 gr cada
500 gr de feijão preto brasileiro
Pedra de alúmen
luvas
água, panela, colher, frasco, recipiente para escorrer a lã  

 Ponha o feijão de molho de um dia para o outro, coberto com água (o feijão vai inchar, verifique se é necessário deitar mais água) 
Preparação da lã para tingir: 

Ponha uma panela ao lume com 1 litro de água e a pedra de alúmen, deixe ferver, a pedra começa desfazer-se (não vai usar a pedra toda, retire a pedra)

Neste caso tinha um resto de alúmen, usei a pedra toda, ao fim de uns 5 minutos verifiquei que a pedra "desapareceu" completamente.

Coloque as meadas do fio dentro do preparado e "cozinhe" durante 15 minutos em lume brando, para a lã absorver o alúmen. Retire a lã para arrefecer, retire o excesso da água pressionando delicadamente sem esfregar o fio para não feltrar.


Escorra o feijão e coloque num recipiente, pode ser de metal, barro, loiça etc., eu costumo usar os frascos para observar melhor as cores.

Neste frasco está a água do feijão, não foi ao lume, nem adicionei qualquer substância.

Tingimento:
A lã entretanto já arrefeceu, mergulhe as meadas na água do feijão e deixe na infusão o tempo que achar necessário, (pode deixar algumas horas ou até um ou 2 dias) se fizer uma infusão rápida o tom ficará claro, se deixar mais tempo intensifica a cor, muito tempo tem tendência para manchar a lã.



Passar a lã por água limpa, lavar com detergente para lãs e secar à sombra. 

Este tingimento é feito a frio, a água do feijão não vai ao lume, o mordente usado é o alúmen, além de alterar o pH vai alterar a cor e ajuda a fixa-la. 

Encontra a pedra de alúmen nas lojas de produtos naturais ou em drogarias. Convêm usar fios dentro destes tons quando tricotar a peça, nunca usar cores muito claras, como o branco, porque quando lavar o trabalho pode deitar alguma tinta.

Conclusão: Consegui dois tons de azul, um mais claro e outro ligeiramente mais escuro, com uma infusão de 3 horas. As duas meadas tiveram o mesmo tratamento, excepto num procedimento: Quando mergulhei as meadas na infusão, mergulhei uma de cada vez, ora a 1ª meada absorveu grande parte do pigmento existente na água e a segunda absorveu um pouco menos; daí a diferença de cor. 

Para um azul mais escuro em vez de 0,5 kg de feijão use 1 kg e deixe de infusão mais tempo.