31 outubro 2015

Cores...



Recebi esta semana uma encomenda que fiz à  Yarn wool warehouse, com lã Nepal da Drops, andei a pesquisar para comprar o fio em Portugal nas lojas representantes mas, não consegui encontrar as cores e as quantidades que precisava para tricotar uma camisola Jaquard também um projecto da Drops.

Algumas lojas online representam esta marca mas têm pouco stock, poucas cores, é frustrante querer fazer um projecto e não encontrar o fio indicado.

Como sou de ideias fixas, comprei a lã fora de Portugal, com os portes fica caro mas que fazer???

Talvez um dia alguém represente no Algarve a Drops, seria uma boa aposta pois tem uma gama muito interessante, uma boa relação qualidade preço.

Junto veio também um fio mesclado e um medidor de agulhas.

Mais um desafio, tricotar uma camisola jacquard!


 Nepal 65% lã + 35 alpaca



30 outubro 2015

O Xaile Baktus...

Terminei o xaile baktus, muito simples em malha de liga, o acabamento com bicos em croché, depois de ponderar aplicar ou não uma fita de veludo, optei simplesmente pela "renda inglesa" vintage, deu o ar da sua graça e enriqueceu a peça.

Este foi daqueles trabalhos que fui criando sem uma ideia definida, não foi idealizado... o importante é não desistir e acreditar que é possível fazer uma peça gira e diferente testando materiais e várias opções. 

Ontem estava um pouco frustrada com o andamento do xaile, com um contorno verde garrafa, sem bicos, sem renda...  pus mãos à obra, desmanchei o contorno, crochetei o picot em croché, bloqueie o xaile mas, faltava qualquer coisa... hoje sentei-me ao solinho na varanda e cosi a renda à mão.

Agora sim, tem a minha cara!!!








28 outubro 2015

Casa Verde - Uma Retrosaria com História...

A Casa Verde em Silves é uma retrosaria com história, foi fundada em 1920, um negócio de família que tem passado de geração em geração, faltam apenas cinco anos para comemorar um século de existência. 

Quando entro nesta loja viajo no tempo... eu pequena da altura do balcão, levada pela mão da minha mãe, entramos para comprar tecidos, fechos e linhas, a loja cheia de clientes que compram tecidos para confeccionarem peças de roupa, fechos, linhas de bordar,  carros de linhas, fitas e galões, botões, muitos botões de todas as cores e feitios guardados em caixas de cartão, arrumadas nas prateleiras das estantes antigas pintadas de verde. Lembro-me dos botões, dos tecidos enrolados em canudos de cartão, das cores e padrões,  da simpatia no atendimento mesmo no tempo em que a retrosaria tinha várias colaboradoras. 

Hoje fui à Casa Verde à procura  no meio dos tesouros, de uma renda vintage e duma fita de veludo para aplicar no xaile baktus, para já, sinto que estou a tricotar um tecido... talvez estas aplicações "salvem" o trabalho de duas semanas rsrsrsrsrsrsrs  












Endereço

Raul Girão, Lda
Rua José Estêvão nº21
8300-165 Silves

Tel. 282 442 330        
                   

25 outubro 2015

Nas agulhas tenho...


Nas agulhas tenho o fio terracota tweed fino que comprei há dias no sótão, comecei a fazer um xaile baktus em liga com umas carreiras de buraquinhos com mata e laçada, está a crescer devagar porque rende pouco, as agulhas são circulares de 3,5 mm. 

Quanto ao acabamento ainda não sei o que vou fazer, está muito simples... sem graça como está assim liso vou inventar alguma coisa mas, para já ainda não sei o que vai sair daqui.

Hoje fui ao mercado de Alvor e aproveitei para me inspirar nas tonalidades das redes de pesca, são espectaculares estas tonalidades, uma boa fonte de inspiração sem dúvida!

Tenham um bom domingo e bons tricots! 





 






20 outubro 2015

500 000 !!!

Nada melhor para começar o dia do que comemorando meio milhão de visualizações de página!!!
Estou grata pelo vosso interesse, sem ele já teria desistido.

Muito Obrigada!

Fátima Lourenço

19 outubro 2015

O Poncho em tricot...

 Depois do "faz e desmancha" finalmente terminei o poncho em tricot!

Quando não estou a gostar dum projecto normalmente desisto mas, este não desisti dele, porque queria muito tricotar o poncho ou a "camisola sem mangas" como diz o meu marido rsrsrsrsrsrs.

Gastei pouco mais de duas meadas da lã, a tal que trouxe há dias do sótão, uma lã antiga que resultou num trabalho com uma textura interessante tricotado com o fio dobrado.

Agulhas circulares de tricot da "Knit Pro" nº4,5
Lã que me custou pouco mais de 1€
Tempo e vontade de tricotar

Hoje ao fim da tarde o tempo estava cinzento e chuvoso, apesar disso para terminar este capítulo tirei algumas fotos numa aberta, foram as imagens possíveis... poucos minutos depois começou a cair uma chuva molha tolos, nada conveniente para a minha canon que começou a revelar manchas no sensor.
Ossos do ofício...

Venham daí comigo à  Meia Praia!