30 março 2015

Ontem em Faro - 1º Encontro "Linhas & Agulhas"


Bem... vou tentar passar para o teclado as emoções do dia. 

Quase não preguei olho a noite toda, com receio do despertador não despertar a tempo de apanhar o comboio, parecia o meu 1º dia de aulas. 

Será que vai estar bom tempo, será que vão aparecer muitas meninas??? Será que vão gostar?

Foi um dia espectacular, adorei conhecer todas sem excepção, passar do virtual para a realidade cara a cara. Tal como a Maria Duarte, vivi o momento, "fotografei" mais com os olhos do que com a canon, saboreie cada minuto e foi tão bom! 

Obrigada a todas, adorei! 

O próximo é no Porto dia 10 de Maio e no dia 14 de Junho em Lisboa

O resultado do Sorteio do álbum foi publicado aqui:






19 março 2015

Casaco em crochet - Projecto nº10 / #2015

Terminei o casaco em crochet que vos mostrei há dias. 

Um modelo simples, muito simples, em ponto alto, ligeiramente cintado, com mangas compridas à boca de sino, direitinho sem botões. Forrei os botões com ganga para aplicar no casaco mas, decidi fazer um picot no acabamento, fecha com um alfinete de xaile. 

Com o fio que sobrou iniciei um trabalho a pedido de um "cliente", com gostos e exigências de quem não sabe pegar numa agulha... não sabe e não quer, porque disponibilizei-me para lhe ensinar, rsrsrsrsrssrs. 

O fio rende bastante gastei 6 novelos do fio Re -Use da Rosários4, agulha de crochet nº4,5 e agulha de tapeçaria para coser. 





15 março 2015

Poncho em crochet para menina - Projecto nº9 / #2015

Ontem terminei o poncho, faltava o cordão e os pompons, fiz o cordão que aprendi ontem com uma amiga.

Como gosto de trabalhos assimétricos os pompons são um de cada cor. 

Este trabalho, a mascote e os babetes vai ser a minha contribuição para o Refúgio Aboim Ascenção , foi a Instituição que escolhemos, para oferecer os trabalhos feitos pelas participantes no Encontro "Linhas & Agulhas" , que vai ter lugar no próximo dia 29 deste mês (só faltam 2 semanas), em Faro no Jardim Manuel Bivar, junto à doca. 

Se gostas de agulhas e linhas junta-te a nós e participa! Leva o trabalho que tens em mãos, o farnel para o piquenique e boa disposição! 

Estou a ponderar levar: máquina fotográfica, um chapéu, um banquinho, uma manta, as bandeirinhas, o álbum, as prendinhas para os meninos, um trabalho para dar ao dedo, vou levar as minhas agulhas, uma caneta, um bloco de apontamentos, há e o farnel, não sou grande cozinheira mas, já tenho um bolo prometido pelo meu cozinheiro e mais,  logo se vê... rsrsrsrsrsrsrsrsr



11 março 2015

WIP - Trabalhos em mãos...

Um poncho colorido para uma menina e um casaco em croché com o fio Re-Use da Rosários4.

Desmanchei várias vezes o xaile na primeira volta até dar certo o número de malhas, acho que só à 3ª é que foi de vez, parece fácil mas não é, as malhas não podem sobrar nem faltar para ficar perfeito. 
O fio são sobras das últimas mantas que fiz, é um acrílico muito macio e quentinho. 

O casaco ainda não sei como vai ficar, é daqueles projectos que estou a fazer sem ter imaginado o resultado final,  não gosto muito de trabalhar com algodão, simples, muito básico... talvez os acabamentos o valorizem, uns botões forrados com ganga, um cinto, umas aplicações...






08 março 2015

Sorteio Post 500 - Álbum Imagens do blog LavoresFL


Olá meninas! 

Este é o post 500, em jeito de comemoração e agradecimento pela vossa amizade ao longo destes quase sete anos de blog, vou pela primeira vez realizar um sorteio!!!

Para sortear lembrei-me de algo especial que resumisse as 500 mensagens que partilhei convosco...
nada melhor do que o Álbum de Imagens do blog



Álbum com 50 páginas * 92 imagens * papel fotográfico mate * capa brilhante


Regras do sorteio: 

Válido para Portugal continental e Ilhas (Madeira e Açores) 

Ao deixares um comentário neste post ficas habilitada/ o ao sorteio, menciona o motivo pelo qual gostarias de ganhar este álbum, deixa o teu nome e o email.  

Tens até às 24:00h (hora de Portugal continental) do próximo dia 28 de Março para te habilitares, o sorteio irá realizar-se em Faro no Encontro "Linhas & Agulhas", no dia 29 de Março, ao vivo e a cores com o método dos papelinhos. 

Ficará habilitado também ao sorteio do Álbum de Imagens, quem participar no Encontro "Linhas & Agulhas" em Faro. 

Habilitem-se e Boa Sorte!!

---------------------------------------------------------------------------------
Participantes através do blog:
1- Contas e Pontos
2- Ana
3- Sandra Oliveira - Fascínio pelos Pontos
4- Susana Pousa
5- Ana - Faz bem aos Olhos
6- Marina Maia
7- Sandra Costa Santos
8- Minha Casinha d´Aldeia

Inscrições feitas no decorrer do Encontro "Linhas & Agulhas" em Faro:

9- Ana Batista
10- Isa Cardoso
11- Susana Maria
12- Maria Cabrita
13- São Cruz
14- Lurdes Torres
15- Cândida Costa
16- Aurora Santos
17- Deolinda Vicente
18- Maria Duarte
19- Margarida Vargues
20- Natércia Custódio
21- Susana Andrade
22- Magda Estrela

O sorteio foi feito com o método dos papelinhos ao vivo e coube à D. Ana Freire do Refúgio Ascenção, ditar a sorte a um único número.

O 3 foi o número  sortiado!!!

Parabéns Sandra Oliveira - Fascinio pelos Pontos foi a contemplada, a quem tenho o gosto de oferecer este miminho.

Fico a aguardar um email com a informação da morada para envio:

fatima-lourenco@hotmail.com

*******

Enviado para o endereço que a Sandra me forneceu, via ctt no dia 31.03.2015






04 março 2015

Fios com 30 anos...

Foi no interior do sotavento algarvio que comprei estes fios com mais de 30 anos.

Um pedido de informação a uma residente de uma aldeia perto do Parque Natural da Rocha da Pena, sobre a localização de uma casa, conversa puxa conversa, levou-me a um sótão, onde foram guardadas lãs de uma retrosaria antiga, fios com mais de 30 anos. 

Fios brilhantes, fibras, misturas de texturas e cores que se usavam na época, espalhados no solo de toda a divisão em sacos uns abertos outros ainda intactos, outros empilhados, foram escolhidos e revoltados por compradores que escolheram e procuraram cores e texturas, o pó era muito. 

No meio de tantos sacos empoeirados o vermelho foi a cor que menos agradou, os salmão pálidos, os azuis esverdiados pálidos, as cores que já não estão na moda. 

Trouxe estes fios, o matizado é um pouco áspero talvez saia daqui algum trabalho artístico um dia... o amarelo mais macio é um tom e textura que podia estar actualmente numa estante de uma retrosaria, não resisti ao "novelão"de Mohair!

O novelão será suficiente para executar uma camisola, tem 20% de mohair, 30% de lã e 50% de acrílico. 300gr - 1500 mts., comprei pelo preço de 50 cêntimos!

E vocês também gostam de relíquias e fios antigos?



02 março 2015

Cachecol em Alpaca - Projecto nº8 / #2015

Com a lã que sobrou do xaile nórdico fiz este cachecol fechado. A lã alpaca é muito macia e as cores mix extraordinárias, resultou num trabalho fofinho.

Um ponto básico em croché, facílimo de fazer (ponto alto apanhando só metade da malha) uma sugestão para quem quer aproveitar restos de lãs e para quem como eu gosta de trabalhos assimétricos.