26 fevereiro 2017

Manta em crochet "Quadrados da Avó"

Os primeiros quadrados fiz há um ano, separei as sobras dos fios de outros trabalhos para fazer uma manta até ao Natal de 2016, nunca mais lhe peguei, o tricot foi rei nas minhas agulhas, os tingimentos, os xailes e as meias preencheram o meu tempo de tal forma, que em crochet fiz só meia dúzia de quadrados, se tanto. 

A alcofa com os fios permaneceu na sala... ao lado da mesinha de centro mesmo à minha frente, até que este ano no primeiro dia de Janeiro decidi recomeçar a manta. O modelo já estava escolhido desde o inicio, seria uma manta com os quadrados da avó, o modelo mais vintage das mantas de crochet 😊

É um óptimo modelo para usar as sobras dos fios, até aquelas pontas pequenas aproveitamos nas primeiras voltas dos quadrados. Para a ultima volta, para a volta de ligação  e no acabamento, usei um fio acrílico preto, foi o único que comprei. 

Deixo-vos as imagens possíveis da manta, hoje não estava muito inspirada para fotografias, o cenário que escolhi tinha diferenças de luz (sombra e sol), valeu pelo passeio e pelo contacto com a natureza!

96 quadrados de 6 voltas
medidas 135 cm x 210 cm 
peso:  1565 gr (20 novelos de 50 gr na cor preto, 565 gr nas restantes cores) 











13 comentários:

  1. Lindaaaaaa. Adoroooo
    Parabéns
    Que vem a seguir, amiga Fátima?
    Bjnh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada amiga! Nas agulhas tenho dois pares de meias começadas para terminar antes do fim do mês, são lisas vai ser rápido espero eu :)
      Bjinho e votos de uma boa semana.

      Eliminar
  2. Oi Fátima!
    Também sou apaixonada pelo croche e a sua manta é linda!
    Adorei,super charmosa.
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Márcia! Grata pela sua visita e comentário simpático!!!
      Beijos

      Eliminar
  3. Se há modelo que adoro crochetar são os granny squares e estas mantas são infalíveis, ficam sempre fantásticas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Ana, a misturada de tons com outro a fazer a ligação e o contraste, resulta sempre nestas mantas! Depois de ver alguns squares unidos, ganhei vontade para fazer a manta... andei meio dividida entre a manta e as meias, rsrsrsrsrsr definitivamente fazer vários projectos ao mesmo tempo não é para mim! Tive que terminar a manta para poder concentrar-me no próximo projecto.

      Eliminar
  4. Olá Fátima, adoro a manta, as cores e os pormenores, está linda!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada S.Pousa! Fico contente que tivesse gostado.
      Bjs

      Eliminar
  5. Os por(maiores) estão o máximo!!!
    Parabéns amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Agostinha!
      A cereja no topo do bolo (risos), os berloques são muito fáceis de fazer e deram estilo à manta.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Pois eu acho que as fotos estão belíssimas, como todas as outras. :) Adoro a manta, as cores, os padrões, a sensação de aconchego que me dá e a perceção do trabalho minucioso, carinhoso e perfeito que só mãos de artista podiam fazer.
    Obrigada pelo maravilhoso olhar que tal obra de arte me abriu... adorei, amei!
    Muitos parabéns, Fátima, e... continua, os teus trabalhos são únicos e especiais!

    ResponderEliminar
  7. Ah, esqueci-me de dizer: gostei tanto das borlas! Além de lindas, dão cor e alegria ao conjunto, que deliciosa ideia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lete, grata pelas tuas amáveis palavras, dão-me alento para continuar a partilhar. Bjs

      Eliminar